sábado, 23 de janeiro de 2010

Visual 2010

Após tentar modificar o layout do meu antigo blog "A vida é uma teia", descobri que o menor vacilo nos códigos XML gera o caos. Por sorte, consegui salvar grande parte do arquivo de postagens antigo e, literalmente, fazer uma faxina, escolhendo apenas meus preferidos para colocar nesse novo visual. Espero que gostem e espero também ter um maior número de seguidores.

O Haiti não é aqui

Uma das coisas que mais entristecem é quando uma tragédia vira moda. O Haiti há anos tem sido vítima de uma elite branca e mesmo cruel, uma maioria de descendentes de escravos paupérrima e, só para piorar, ainda se localiza em uma ilha sujeita a terremotos e furacões frequentes. De repente virou o queridinho da mídia, isso até surgir outra tragédia maior ou algum escândalo de uma celebridade. Não que o ocorrido nesse pequeno país seja irrelavante. Pelo contrário, é muitíssimo relevante. Tanto que não deveria merecer apenas os 15 minutos de fama.

Por outro lado, o Haiti é vizinho da Costa Rica, um país-balneário frequentado por americanos ricos (até a década de 1950 era Cuba) e onde há uma base militar americana. O famoso caso do primo rico, primo pobre. Nunca ninguém olhou para o Haiti, mesmo com todos os avisos de alguns países e entidades humanitárias, incluindo o Brasil, como um lugar que precisava de ajuda. Afinal, não tem petróleo ou outros recursos naturais para serem explorados. Além disso, até países africanos frequentam mais os noticiários - sempre com desgraças lógico - do que esta metade de ilha.

Juntando-se a isso, a elite do país nutre um desrespeito e desprezo ainda maior do que outros países de terceiro mundo em relação a seu próprio povo. Fato comprovado pelo video gravado pelo SBT, visto abaixo.



Como acontece com muitas notícias, principalmente quando criadas por homens públicos que não medem suas palavras, a desculpa posterior de nada vale diante da gravidade do fato. Não há desculpas que consigam apagar o menosprezo pela dignidade do outro, como mostra a entrevista do cônsul. A única coisa que poderia talvez recuperar um pouco desta dignidade seria a demissão sumária de tal sujeito e uma vontade política não só de reconstruir o país em termos materiais, mas também uma reconstrução política. E isso só acontece com compaixão e respeito por aqueles que sofrem.

Controle da natalidade



FONTE: http://i.imgur.com/QgBQJ.gif

#CINEMAJA #MOSSORÓ

Promovam a campanha no Twitter #CINEMAJA #MOSSORO e também através da comunidade do Orkut. Não tem sentido uma cidade de quase 300 mil habitantes não ter uma sala de cinema sequer.

PÉROLAS DO ENEM 2009

Quando eu era um pouco mais jovem - e mais iludida - achava que a profissão de professor era,além de respeitável, uma grande oportunidade para continuar estudando. Ensinar coisas novas para os outros era, para mim, algo meio mágico. Despertar a curiosidade de alguém, nem se fala.


Hoje, depois de 13 anos de magistério no ensino superior não tenho mais muitas ilusões. O sistema está cada vez mais burro, paternalista e burocrático. A escola e a universidade parecem não atender mais aos interesses de alunos e professores, nem preparar os alunos para a "vida real", fora do mundo de fantasia da academia. Chegam cada vez mais alunos sem preparo, sem vivência de nada e meio que alheios ao mundo que os cerca. Isso se reflete nas pérolas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, divulgadas  todos os anos na internet.


Como disseram no e-mail que recebi "é triste, mas não dá pra segurar o riso". Ou seja, o ensino brasileiro é uma grande tragicomédia, que muitas vezes se torna tragédia para quem se dedica ao ensino superior. O que nos dá esperança, talvez, seja uns 10%, se tanto, de alunos que realmente desejam ter uma formação de qualidade. É nesses que temos que investir nosso fôlego e esforço.


A seguir os vencedores do ano passado. [e-mail recebido]


O tema da redação do ENEM 2009 foi Aquecimento Global e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades.

1. "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta."(percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)

2. "A amazônia é explorada de forma piedosa."

3. "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta."(tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)

4. "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu."

5. "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição).

6. "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação."(pleonasmo é a lei)

7. "Espero que o desmatamento seja instinto."

8. "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo."(o verdadeiro milagre da vida)

9. "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta."

10. "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis."(todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)

11. "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas."(esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)

12. "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." AMÉM!

13. "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza."

14. "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica."

15. "A amazônia tem valor ambiental ilastimável."

16. "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)

17. "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia."

18. "Paremos e reflitemos." (Ótimo! Antes ou depois da floresta acabar e morrermos sufocados pelo monóxido de carbônico?)

19. "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas. "

20. "Retirada claudestina de árvores." (caráulio)

21. "Temos que criar leis legais contra isso."

22. "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)

23. "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (Pode crer! A solução é colocar lá o pessoal do Zorra Total pra cortar árvores)

24. "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração."(para fabricar o papel onde ele fica escrevendo asneiras)

25. "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")

26. "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação. (NÃO!)

27. "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises."

28. "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes. " (red bull neles - dizem as árvores)

29. "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima)

30. "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando."

31. "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)

32. "Convivemos com a merchendagem e a politicagem. "

33. "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (Não tenha a menor dúvida disso!)

34. "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia."

35. "O que vamos deixar para nossos antecedentes? " (dicionários)

Se isso continua moda...



Quero não... mas nada contra quem gosta!

Anyway...


O 67º Globo de Ouro, além de Sandra Bullock mandar ver em Meryll Streep, mostrou uma prévia do Oscar deste ano. Como poderia se esperar AVATAR. Tem uma história atraente, efeitos especiais que, infelizmente, não vi em 3D, mas mesmo assim vale a pena. Na verdade, acho que Avatar vale a pena até vere o making off, que deve vir bombando quando sair o DVD. Outro prestigiado da noite de ontem foi a comédia, Se beber, não case, que não vi porque sempre desconfio das comédias. Acho muito difícil achar uma realmente boa.

FONTE: http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/sandra-bullock-e-meryl-streep-se-beijam-e-roubam-a-cena-em-premiacao/id/25202

Cuidado em quem vc vai votar em 2010

LEGENDA: "Não roube, o governo detesta competição".

Dois e Dois: Quatro, de Ferreira Gullar

Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena


Como teus olhos são claros
e a tua pele, morena

como é azul o oceano
e a lagoa, serena
como um tempo de alegria
por trás do terror me acena

e a noite carrega o dia
no seu colo de açucena

– sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena

mesmo que o pão seja caro
e a liberdade, pequena.

Trecho

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
“Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada
[a forma para a casar com o que sou:
“Viver não é necessário; o que é necessário é criar."


                                                                           Fernando Pessoa

Vida de Mário Quintana

Esse poema fala por si, assim como todos os de Quintana. Ele tem todas as características que gosto. É breve, meio hermético às vezes, mas sempre toca nosso coração.






VIDA

O que querem de mim essas árvores
essas velhas esquinas
para ficarem tão minhas só de as olhar um momento.

Ah! se exigirem documentos aí do Outro Lado,
extintas as outras memórias,
só poderei mostrar-lhes as folhas soltas de um álbum de imagens:
aqui uma pedra lisa, ali um cavalo parado
ou
uma
nuvem perdida,
perdida...

Meu Deus, que modo estranho de contar uma vida!

Uma Arte, de Elizabeth Bishop


Esta poesia foi um presente do mesmo amigo do mestrado, Rodorval, na ocasião em que perdi meu pai. Ela, mesmo sendo muito dolorida para quem já perdeu alguém ou algo que lhe era muito caro, é também uma lição de como devemos nos desapegar das coisas, pois nem as coisas nem as pessoas são nossas.

"Elizabeth Bishop, americana, viveu no Brasil e toda sua vida toda teria dificuldades para sustentar sua carreira, dependia bastante de doações, empréstimos, prêmios e outros incentivos universitários. Em 1951, ao receber 2,500 dólares do Bryn Mawr College (importância então considerável) pode decidir-se a navegar ao redor da América do Sul. Chegou a Santos em Novembro, esperando ficar duas semanas, para desfrutar da paisagem numa curta pausa de sua semanas em sua longa viagem, mas sua estada se estendeu por mais de vinte anos.

O Brasil marcou sua vida como temática de numerosos poemas, contos e cartas, e, como afirma a obra «Brasiliana da Biblioteca Nacional», de 2001, em sua página 107, «como vivência afetiva, pautada sobretudo pela longa relação amorosa com Lota Macedo Soares Tal amizade lhe daria estabilidade e amor e estabeleceu residência no Rio de Janeiro, depois nos arredores, em Petrópolis e mais tarde em Ouro Preto .

Diz a mesma obra: «Representante ilustre da poesia moderna norte-americana, Bishop residiu no Brasil como estrangeira voluntariamente exilada de seu país, mas profundamente conectada com o movimento cultural norte-americano», principalmente com o poeta  Robert Loewe e com sua mentora Marianne Moore. (....) «Traduziu poemas dos principais expoentes do modernismo brasileiro e manteve relações cordiais com vários desses artistas.»
Chegou no último governo Vargas, documentou o suicídio do presidente, viu a ascensão de JK e a queda de Jango Goulart . Endossava as opiniões de sua namorada Lota, paisagista e amiga de Carlos Lacerda, partidária de posições udenistas. Com simpatias pelo partido democrático nos Estados Unidos, críticas ao sistema de segregação racial norte-americano, assumiu no Brasil uma posição antiesquerdista. Mas a verdade é que a política jamais foi tema de interesse central para ela. Sua percepção das contradições brasileiras é sutil e perspicaz em poemas sobre a paisagem de Santarém/PA , por exemplo, na evocação das chuvas tropicais, na sátira social explícita (poema Pink Dog, por exemplo) no retrato dos pobres urbanos.

Vendendo a casa de Ouro Preto após o suicídio de Lota, no início da década de 1970 retornou defitinivamente aos Estados Unidos.

Enquanto vivia no Brasil, em 1956 recebeu o prêmio Pulitzer pelo livro «North & South — A Cold Spring». Receberia mais tarde o Prêmio Nacional do Livro (the National Book Award) e o prêmio nacional do círculo dos Críticos literários (the National Book Critics Circle Award) assim como duas bolsas Guggenheim e uma da Ingram Merrill Foundation. Tornou-se poeta residente na Universidade de Harvard em 1969. Começou em 1971 uma amizade íntima com Alice Methfessel que duraria até sua morte em 1979.


Em 1976, foi a primeira mulher a receber o International Neustadt Prize for Literature (prêmio internacional Neustadt de Literatura) e continua sendo o único americano a recebê-lo.

Escreveu muito para a revista The New Yorker, e em 1964 escreveu o obituário de Flannery O'Connor para a The New York Review of Books. Fazia muitas conferências, e durante uns poucos anos ensinou na Universidade de Washington, antes de se mudar para Harvard por sete anos. Ensinou ainda na Universidade de Nova Iorque, antes de terminar seus dias de ensino no Massachussetts Institute of Technology (MIT).

Gastava meses, por vezes anos, escrevendo um poema apenas, trabalhando para obter um sentido de espontaneidade. Apaixonada pela exatidão, recriou os mundos do Canadá, Améria, Europa e Brasil. Não admitia ter pena de si mesma, mas seus poemas mal escondem todas as dificuldades como mulher, como lésbica, como órfã, como viajante sem raízes, ou asmática frequentemente hospitalizada, mulher que sofria de depressão e por vezes alcoolismo.



"I'm not interested in big-scale work as such," disse uma vez a Lowell. "Something needn't be large to be good." O que simplesmente quer dizer que não estava intressada por trabalho em larga escala, por não acreditar que algo precisasse ser grande para ser bom…

(Trecho biográfico retirado da Wikipédia)

Bem, agora vamos lá à poesia que se denomina UMA ARTE:


A arte de perder não tarda aprender;
tantas coisas parecem feitas com o molde
da perda que o perdê-las não traz desastre.

Perca algo a cada dia.
Aceita o susto
de perder chaves,
e a hora passada embalde.
A arte de perder não tarda aprender.

Pratica perder mais rápido mil coisas mais:
lugares, nomes, onde pensaste de férias ir.
Nenhuma perda trará desastre.

Perdi o relógio de minha mãe.
A última,
ou a penúltima, de minhas casas queridas
foi-se. Não tarda aprender, a arte de perder.

Perdi duas cidades, eram deliciosas. E,
pior, alguns reinos que tive, dois rios, um
continente. Sinto sua falta, nenhum desastre.

— Mesmo perder-te a ti (a voz que ria, um ente
amado), mentir não posso. É evidente:
a arte de perder muito não tarda aprender,
embora a perda - escreva tudo! - lembre desastre.

Gêmeos - meu signo do Zodíaco





Essa poesia, que desconheço o autor, me foi dada no meu aniversário por um amigo muito querido quando fazia Mestrado, lá pelos idos de 1994 [rsrsrs] na UFPB.


21 de maio a 20 de junho



Fica ao menos uma vez por trimestre
em tua casa, só com ela
e com tua gente,
por muito que Mercurio
te convide ao movimento.
Te fará muito bem ficar olhando
o abrir-se silencioso de uma rosa,
ou a brincadeira dos pombos
no meio da praça pública.

Aproveita mais de um entardecer
para olhar – se possível bem de perto -
o semblante castigado
dos que voltam, depois de haver vendido
sua força de trabalho:
no fundo dos olhos deles
arde, feroz, a esperança.

Que não te preocupe tanto
tua insegurança: este ano a dominarás
para sempre,
graças à opção a que a vida te obrigará.
E descobrirás, nos desvãos do teu peito,
poderosos mananciais,
enquanto janelas se abrirão
diante dos teus olhos
nos muros mais espessos.

Mas a culpa será tua
se o teu amor acaba.
A mulher nascida em gêmeos
deve, mais do que nunca jamais,
fazer valer sua proclamada independência,
entregando-se, luminosa e serena,
ao seu escolhido homem.

Mas convém evitar as cores esdrúxulas
durante os primeiros decanatos.
E tu, que no fundo queres agarrar a estrela,
não te inventes mais atalhos, já chega.
Continua em teu caminho
e atravessarás o arco-iris.

Coleções

Tem umas coisas que a gente coleciona ao longo dos anos. Eu particularmente junto muitas coisas desnecessárias, que quando embaladas não se dá por falta delas... é aí que vemos o quanto são inúteis. No entanto, é penoso desfazer-se delas, mesmo assim repassamos para alguém que goste ou precise, pois assim elas terão um destino mais nobre do que o que teriam em nossas mãos.

Às vezes, nossa vida pode ser um brechó - gosto da idéia, mesmo que esteja meio em desuso nos dias de hoje. Quando fazia universidade, eu e algumas colegas organizávamos brechós. Levávamos roupas, sapatos, bolsas, objetos de uso pessoal e vendíamos a preços módicos umas para as outras. Era um pretexto para nos reunirmos e comer salgadinho com refrigerante ou cerveja e colocar as fofocas em dia. Hoje, as pessoas não querem coisas usadas, mas quando as compram novas nem sempre as usam. Por isso a reciclagem é algo para poucas pessoas de imaginação. O reuso das coisas exige criatividade, ver em um objeto outra coisa.

Quando adolescente eu observava meu pai juntar muitas coisas na rua... pregos, porcas, parafusos, pedaços de arame, pedaços de cano e assim por diante. Juntava até embalagens de balas, chocolates e outros papéis brilhosos e cacos de vidros coloridos, e disso, me fez um caleidoscópio que eu adorava. Eu perguntava, por que o senhor junta tanto lixo? Ele dizia:  - Um dia posso precisar. E realmente, quando ele queria fazer um conserto sempre tinha uma pecinha que servia. Eu herdei muito disso nele, exceto catar as coisas no meio da rua :).

Mas gosto de saber consertar, reaproveitar, dar novos usos, remodelar. Pena que, por força da profissão, não tenha tempo para isso. Acho que poderia facilmente viver de artesanato. Mas só se fosse em um lugar como Penedo/RJ ou Visconde de Mauá, lugar de refúgio dos bichos-grilos dos anos 1960 e 1970, quando ainda existiam os hippies. Lá porém, o artesanato não é grosseiro, é arte. Mas gostaria de morar em um lugar como esse, ou o sul de Minas Gerais. Terras simples e criativas, cujos artesãos orgulham-se de fazer bem feito e bonito aos olhos, gostoso ao paladar.

Bem, mas falo tudo isso para colocar neste blog uma pequena coleção de trechos de poesias, poesias completas, máximas e frases - coleção - que gosto e que acumulei durante os anos. Nos momentos em que as recolhi tinha um profundo significado para mim e que gostaria de compartilhar com meus - poucos - leitores.

Desejos de Ano Novo


No final de 2009, mandei esta mensagem para vários amigos virtuais ou não. Mas lembrei que posso compartilhá-la com o mundo inteiro - se o mundo todo conseguir visualizar meu blog, o que duvido >:D . É um poema creditado a Victor Hugo, embora eu não tenha certeza, já que na internet qualquer coisa - mesmo as mais lindas - pode ser creditada a qualquer um.


Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.

Desejo, pois, que não seja assim
Mas se for, saiba ser sem se desesperar
Desejo também que tenha amigos
Que mesmo maus e inconseqüentes
Sejam corajosos e fiéis
E que pelo menos em um deles
Você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim
Desejo ainda que você tenha inimigos
Nem muitos, nem poucos
Mas na medida exata para que
Algumas vezes você se interpele
A respeito de suas próprias certezas.
E que entre eles
Haja pelo menos um que seja justo.

Desejo depois, que você seja útil
Mas não insubstituível
E que nos maus momentos
Quando não restar mais nada
Essa utilidade seja suficiente
Para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante
Não com os que erram pouco
Porque isso é fácil
Mas com os que erram muito e irremediavelmente
E que fazendo bom uso dessa tolerância
Você sirva de exemplo aos outros.


Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais
E que sendo maduro
Não insista em rejuvenescer
E que sendo velho
Não se dedique ao desespero
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor.

Desejo, por sinal, que você seja triste
Não o ano todo, mas apenas um dia
Mas que nesse dia
Descubra que o riso diário é bom
O riso habitual é insosso
E o riso constante é insano.

Desejo que você descubra
Com o máximo de urgência
Acima e a respeito de tudo
Que existem oprimidos, injustiçados e infelizes
E que estão bem à sua volta
Desejo ainda
Que você afague um gato, alimente um cuco
E ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também
Que você plante uma semente, por menor que seja
E acompanhe o seu crescimento
Para que você saiba
De quantas muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro
Porque é preciso ser prático
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele na sua frente e diga:
"Isso é meu"
Só para que fique bem claro
Quem é o dono de quem.

Desejo também
Que nenhum de seus afetos morra
Por eles e por você
Mas que se morrer
Você possa chorar sem se lamentar
E sofrer sem se culpar.

Desejo por fim
Que você sendo homem, tenha uma boa mulher
E que sendo mulher, tenha um bom homem
Que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes
E quando estiverem exaustos e sorridentes
Ainda haja amor pra recomeçar.

E se tudo isso acontecer
Não tenho mais nada a lhe desejar.
ABRAÇOS A TODOS E UM FELIZ E PRODUTIVO 2010!

Um Holmes diferente


Há algum tempo atrás Robert Downey, Jr., uma das grandes promessas do cinema da atualidade quase entrou no ostracismo hollywoodiano devido a seus problemas com as drogas. Muitos lamentaram, pois se perguntavam como alguém tão talentoso poderia se destruir por tal banalidade. Claro que se sabe que toda Hollywood se utiliza de narcóticos de todas as especies, mas Downey Jr. tornou-se o alvo de muitos críticos, até mais do que outros artistas por alguma razão bizarra.

Então ele fez Iron Man e a maioria das pessoas foi conquistada pelo seu retrato brilhante, bajulador e sexy de Tony Stark. Depois veio a comédia Tropic Thunder e o filme O Solista, e novamente todos se admiraram com sua grande atuação. E agora, antes de terminar 2009 e antes de Iron Man 2, que será lançado a partir de maio de 2010, Downey Jr. colocou seu chapéu de herói para estrelar outra ficção legendária e favorita do público. Ao contrário de outras personagens encenadas em filmes anteriores, nos quais a personagem era esnobe e um perfeito gentleman vitoriano, Downey Jr. não se comporta como tal. Muitas vezes, seu comportamento chega às raias da malandragem, quando usa dispositivos para abrir portas fechadas, truques de química e participa de lutas de box para chegar até os bandidos como Sherlock Holmes.


Holmes dá uma virada na frase "Afofe meu travesseiro" -
um Sherlock Holmes extremamente interrogativo (Robert Downey, Jr.)

Todos nós sabemos que não é a primeira vez que Sherlock Holmes, e sua extensa corte literária, foi trazido às telas do cinema e ao teatro. Existem fãs desde as séries dos anos 1930 e 1940 estreladas por Basil Rathbone.

O que quero dizer é que, uma vez que não li grande parcela das histórias originais de Sherlock escritas por Sir Arthur Conan Doyle, não posso afirmar se esta adaptação de 2009 segue literalmente seus contos. Estou avaliando como uma fã de cinema que está relativamente familiarizada com Sherlock Holmes, mas que não é, absolutamente, uma expert sobre a personagem.

Esta história de Sherlock tem Sherlock e Dr. John Watson (Robert Downey, Jr. e Jude Law, respectivamente) vencendo um vilão escorregadio conhecido como Lord Blackwood (Mark Strong). Com o praticante de ocultismo preso e logo executado por seus crimes, Dr. Watson decide que é hora de seguir para outro nível em sua vida: o "sagrado casamento".

Sherlock fica profundamente aborrecido (acho até que rola um ciúme meio homo na história...) pois seu prezado parceiro logo deixará o time, mas seu ar carrancudo logo se desfaz quando se descobre que Lord Blackwood ressuscitou dos mortos. Relutantemente, Dr. Watson volta a suas investigações para ajudar Sherlock a derrotar Lord Blackwood e seu esquema de dominação do mundo. Para tornar as coisas mais interessantes (ou complicadas, dependendo do ponto de vista) uma velha chama do passado de Sherlock, Irene Adler (Rachel McAdams), retorna a cidade justamente na hora da caça.


Dois britânicos e uma garota de Nova Jersey -
Dr. John Watson (Jude Law), Sherlock Holmes
(Robert Downey, Jr.) e Irene Adler (Rachel McAdams)

Não sei o que é mais peculiar: colocar no elenco o "lindo" Jude Law como Dr. Watson ou ver um diretor de cinema independente, Guy Ritchie (ex de Madonna), comandar um blockbuster. De qualquer maneira, gostei muito de Sherlock Holmes. É divertido e tem suspense, mas também é inteligente. E acho que é melhor que seja, já que o roteiro foi escrito por quatro pessoas (Lionel Wigram escreveu a história. Michael Robert Johnson, Anthony Peckham e Simon Kinberg fizeram o script).

Se você viu o trailer (e teve que ser trancado na Torre de Londres para poder perdê-lo) você já sabe que Sherlock Holmes é um ótimo filme de ação. Não é o corriqueiro gentleman afetado e adequado, que veste um sobretudo, fumando um cachimbo e dizendo que tudo é "elementar". Na verdade, ele não diz isso nenhuma vez. Este Holmes é inteligente, mas um tanto bagunçado, com o lado social um pouco prejudicado [ele é meio misógino e depressivo, além de paranóico, rsrsrs]. Ele também gosta de praticar artes marciais durante um caso ou se divertir lutando boxe nas arenas underground de Londres. Este é um Sherlock muito legal para a geração atual. Ele é tão rápido com ditos satíricos quanto é com um soco na garganta de um atacante repentino. Um dos prazeres do público é quando Holmes imagina como atacará um oponente detalhadamente, com seus pensamentos em slow motion, e depois executa os movimentos em tempo real (graças aos momentos “bullet-time” que foram usados de forma bastante econômica para que as pessoas não confundissem com uma citação de Matrix). Junto com sua extraordinária inteligência e habilidades para solucionar problemas, você tem uma combinação incrível para um herói de filmes. Sentiu o cheiro? Sim! É o aroma de uma "sequência".

Sim, Robert Downey, Jr. está ótimo como Sherlock. Se você já o curtiu no passado, especialmente em Iron Man, ou mesmo Chaplin, então você vai adorá-lo neste filme também.


Olá, Holmes. Você não teria algum Chianti [vinho]
em você, camarada? - Lord Blackwell (Mark Strong,

na frente) e Sherlock Holmes (Robert Downey, Jr., atrás)

Mas já chega de falar nele. Há outras figuras notáveis no elenco como Jude Law como parceiro-no-combate-ao-crime de Sherlock. Ele é bom. Simplesmente isso. Como o novo Sherlock, o novo Watson também derrota e bate nos bandidos. Eu gostei da idéia de Watson tentar seguir uma vida normal com sua noiva, Mary (Kelly Reilly), mas não precisa ser um Sherlock para ver que Watson adora o "jogo", não importa o quanto tente negar.

No começo parece que Lord Blackwood (Mark Strong) é o principal vilão do filme. É uma espécie de volta à velha rixa entre o científico (Holmes) e o sobrenatural (Blackwood). Embora Blackwood seja quase maligno e sua arte mágica o transforme em um adversário digno de Holmes, a galeria de vilões se expande gradualmente na medida em que a trama de desenrola.

Surpreendentemente, não há tanto de Rachel McAdams mas é bom vê-la quando aparece. Pode-se comparar Irene Adler com a “Mulher Gato” assim como Sherlock para “Batman”. Ela é das poucas pessoas que conseguem passar a perna em Holmes, não uma, mas duas vezes. Ambos têm "algo" entre si, mas suas ocupações impedem a relação, já que Sherlock deve prender criminosos e Irene é uma criminosa profissional. Embora as cenas entre McAdams e Downey, Jr. percam um pouco da química, são bem executadas.



Apenas as garotas más usam rosa....e um chapéu florido ....
carregando lindas rosas vermelhas. Sim, sou má, você sabe.
- Irene Adler (Rachel McAdams)

Em um pouco mais de duas horas Sherlock Holmes diverte do começo ao fim. Tem ação, mistério, viradas na trama e um pouquinho de romance. Os meninos irão gostar das lutas e as garotas adorarão as cenas de luta também. Ambos os sexos se divertirão com Holmes & Watson enganando todo mundo.

FONTE: http://movies.msn.com/movies/movie-critic-reviews/sherlock-holmes.9/

Captain Sir Richard Francis Burton: The Secret Agent Who Made the Pilgrimage to Mecca, Discovered the Kama Sutra and Brought the Arabian Nights to the West Captain Sir Richard Francis Burton: The Secret Agent Who Made the Pilgrimage to Mecca, Discovered the Kama Sutra and Brought the Arabian Nights to the West by Edward Rice



Eu já era curiosa a respeito desse aventureiro desde quando vi o filme "As montanhas da lua", que narra sua busca pela nascente do Rio Nilo. Essa sua façanha foi, no entanto, creditada pela Royal Science Academy para Livingstone. Estou lendo agora sua biografia em português, porém não imaginava que sua inteligência, argúcia e, ao mesmo tempo, simplicidade e complexidade eram tantas. Ele se interessava por tudo e, principalmente, em entender os costumes de todos aqueles com os quais convivia, a ponto de desenvolver um certo cinismo a respeito do comportamento de seus próprios compatriotas. Uma excelente leitura para quem se interessa por antropologia, história ou mesmo aventuras.

View all my reviews >>

Avatar





Inegavelmente Avatar é um ótimo filme. Mistura bem personagens humanos com os virtuais. Aliás, AVATAR, segundo o Houaiss, na crença hinduísta, é a descida de um ser divino à terra, em forma materializada [Particularmente cultuados pelos hindus são Krishna e Rama, avatares do deus Vixnu; os avatares podem assumir a forma humana ou a de um animal]. No caso do filme, o ser humano é que "sobe" ao mundo virtual e assume o corpo de um avatar que é criado de acordo com suas singularidades humanas, só que com alguns dons do povo de Pandora, que ainda têm uma estreita conexão com os outros seres naturais. Isso é uma alegoria, já apontada por Max Weber, do processo que o homem passou ao adotar o racionalismo como cosmologia, ou seja, o desencantamento do mundo, a separação natureza e cultura. Acho que é esse o principal mote de Avatar. Os humanos - como no séc. 19 - ávidos por explorar as riquezas e recursos naturais de Pandora, se vêem frustrados pelos nativos que, com sua visão de mundo, impedem seu acesso a estas riquezas. E qual o caminho mais fácil para consegui-la? A destruição do mundo nativo, que munido de arcos e flexas não têm chance contra o warfare humano. Será que vocês já viram esse filme antes? O filme se passa no século 22, mas é apenas uma repetição do que ocorreu no século 19 e parte do 20. O que não dá muita esperança para os que acreditam e pretendem um desenvolvimento sustentável, tomando como referência, agora no século 21 também, os resultados do COP15.
Enfim, Avatar, como Blade Runner, O Dia Depois de Amanhã, ainda mantém a certa teimosia humana de não renunciar à sua acumulação sem motivo, de adotar uma vida tecnológica, desligada das coisas, que paradoxalmente, nos torna humanos. Para Pandora, só resta mesmo recomeçar. Construir seu mundo a partir, não do zero, mas do um, já que para eles ainda sobrou a Árvore das Almas que ainda conecta seu povo com o seu passado.

5 regras universais da escritura

Neste post Isaac Sweeney compartilha algumas regras da escritura que acho muitos de nós serão beneficiados como bloggers. Isaac ensina na Escola de Escritores, Retórica e Técnicas de Comunicação na James Madison University (Harrisonburg, VA) e é autor publicado. Seu blog é Ways With Words.
Seja escrevendo um blog, uma novela, um artigo de jornal, uma peça ou uma poesia, algumas regras são universais.

1. Revise

Nada que é escrito fica perfeito logo na primeira vez. Na verdade, muitos escritores não se importam muito com seus primeiros rascunhos; eles dizem que a verdadeira escrita é feita quando se revisa.

Revisar e revisar as provas são coisas diferentes. A leitura de provas significa voltar e buscar erros, desde gramaticais até de digitação. Revisão não se trata de achar coisas erradas, mas encontrar o que tornará o texto melhor.

Algumas perguntas básicas a serem feitas ao revisar um texto são: Estou sendo consiso ou posso dizer esta mesma coisa com menos palavras? Meu leitor entenderá minha idéia? Preciso explicar melhor o que quero dizer? Um exemplo ajudaria? Como isso pode ser dito de forma mais impactante?

Todos os passos seguintes são também algo para se pensar ao revisar textos.

2. Leitura de prova: É “Definitiva,” Não “Desafiante”

Leitura de provas e revisão são diferentes (ver número 1). Leitura de prova não é simples, mas é mais simples do que revisar. Requer uma checagem de erros — gramática, ortografia, escolha de palavras, corrigir nome de lugares, etc.
Infelizmente, quando se trata de escritos rápidos como blogs, rascunhos que contem erros são publicados várias vezes. No processo, estes escritores (e subsequentemente, seus blogs) perdem credibilidade. Isto pode se traduzir em menos tráfego. Como se sabe, tráfego é a veia pulsante de qualquer website.

3. Estrutura importa: Começo, Meio, Fim

Devaneios e partes de um fluxo de consciência são divertidos e terapêuticos. Mas verdadeiros escritores pensam sobre estrutura antes de publicar. Eles mudam coisas de lugar e/ou planejam. Uma vez que o processo de escrever é sempre caótico, o escritor precisa pensar sobre a estrutura antes de mostrar o texto para qualquer leitor.
Estrutura é uma coisa divertida para experimentar, mas cada texto deve ter um começo, um meio e um fim. Este começo, meio e fim podem tomar diferentes formas — esta é a parte divertida — mas devem estar presentes.
Algumas questões básicas sobre estrutura são: Meu começo mantem o leitor interessado? O meio contém importantes informações enquanto mantem a atenção do leitor? O meu fim deixa uma impressão duradoura?

4. Não tenha medo de mudar

Como eu disse, o processo de escrever é quase sempre caótico. O significado das palavras muda. O vocabulário dos leitores diferem. Talvez sua pesquisa planejada seja impossível por causa do desastre natural na Cidade X.
Qualquer que seja o caso, todos os bons escritores enfrentam a adversidade e se adaptam. Talvez um desastre natural seja extremo, mas fechar sem salvar o arquivo acontece com os melhores. Então o escritor deve adquirir algum tipo de antivirus para o computador — isto é uma mudança.
Pode ser tão frustrante quanto uma idéia que some sabe-se lá para onde, e o escritor é forçado a dispender horas de trabalho na lixeira digital. Algumas vezes mudar é tão básico quanto se adaptar no processo de escrever. Pode não haver tempo para o rápido esboço que o escritor faz antes de começar; em vez disso, o escritor trabalha direto em um rascunho, sobrando ainda tempo para revisar.

A vontade de mudar de um escritor é necessária.

5. Revise: Estou repetindo um objetivo

Não é possível insistir o suficiente na importância da revisão. Revisar tanto quanto possível. Um texto nunca está perfeito, mas o escritor deve sempre buscar a perfeição.

FONTE: http://www.problogger.net/archives/2009/02/13/5-universal-writing-rules/

A Arte Perdida de Evitar e Administrar Conflitos


Devo admitir que a razão para traduzir esta matéria é para realizar, para mim mesma, o aprendizado que é a administração de conflitos. Pela recorrência, quando se refere a trabalho, vida pessoal, amorosa, o que for, esse parece ser um assunto bastante nevralgico nas relações humanas. Mas o segredo, acho, é sempre continuar tentando.




Nossa relação com os outros parece estar sempre relacionada a fazer nossa existência complicada e estressante. Todos nós devemos admitir que estamos praticamente brigando sobre todas as coisas mais sem significado no mundo desde que a negociação parece ter se tornado uma arte perdida. Entretanto, mesmo sendo difícil, devemos aprender que é melhor desistir às vezes e que nem sempre estamos certos.


Mas se o conflito ainda ocorre lembrem-se que a melhor maneira de resolvê-lo é através da empatia. Imaginem-se na posição do outro e decidam se vale a pena ou não continuar a discussão. Levem os argumentos dos outros em consideração e você conseguirá administrar cada tipo de situação facilmente.


No trabalho - muitos conflitos são causados pelo trabalho e há muitos fatores que, combinados com o alto nível de stress levam a grandes desentendimentos de vez em quando.  Assim o que fazemos quando alguém tenta tomar o nosso posto ou se somos preteridos em uma promoção não importa o quanto tenhamos trabalhado? Definitivamente, a primeira coisa que nos vem a mente é ir e dizer uma porção de coisas às pessoas. Entretanto, mesmo que as ações dos outros não nos afetem não vale a pena em fazer tal coisa; podemos também comprometer nossa posição ao começar uma briga no trabalho. O que podemos fazer é ter uma atitude muito relaxada, fazer o nosso melhor e mostrar a todos que aquele trabalho é nosso e que nele iremos permanecer. Ao mostrar que não nos importamos com as coisas negativas que acontecem ao nosso redor, ganharemos pontos e pareceremos mais professionais.


Se seu chefe é o problema e achamos que ele nos trata, e aos outros, de forma injusta temos todo o direito no mundo de nos queixarmos. Entretanto, é preciso que estejame que podemos demonstrar alguns problemas reais. Fiquemos calmos e não nos esqueçamos que o chefe ainda é uma autoridade! Em casos mais sérios podemos pedir conselhos de um advogado para nos certificarmos de que estamos fazendo a coisa certa.


E se alguém quebrar nossa xícara favorita ou mexer e desorganizar nossos arquivos não façamos uma tempestade por causa disso! Aquela pessoa provavelmente se sente mal o suficiente por causa disso! Uma simples observação será suficiente. Assim como as fofocas, não as deixe chegar até mós. Comentários são parte da vida de todas as pessoas de sucesso.




Em casa – a nossa casa deve ser um lucar para relaxar. Mesmo assim, brigas ocorrem com frequencia na maioria das famílias por causa das tensões do trabalho, frustrações e pouco tempo de convivência podem facilmente nos fazer perder a paciência. Os conflitos familiares são muito difíceis de lidar pois eles nem sempre se baseiam na racionalidade e sentimentos fortes e sofrimentos estão envolvidos. Então, o que podemos fazer?

Pais e filhos: a diferença de gerações sempre causou um monte de discussões seja sobre música, estilo de vida ou amigos. O que devemos saber é que nossos pais só querem nosso bem, mesmo que eles possam parecer um pouco (ou muito)exagerados não faça uma tragédia disso. Certamente, ninguém gosta de ouvir com quais amigos devemos nos dar bem ou sair, mas antes de gritar, pense melhor. Eles podem estar certos ao ver coisas que nós não vemos. E se eles apenas estão tentando nos proteger, discutamos calmamente e expliquemos nossas razões para fazer determinadas escolhas (mesmo se uma grande tatuagem no braço não seja muito fácil de explicar). Aceitem compromisso mesmo não gostando. Provemos que podemos ser responsáveis e que podemos pensar de forma autônoma e, mais importante, não os ofenda ou fale coisas desagradáveis. Você se arrependerá depois!


Casais: quando se refere a casais, o assunto se torna ainda mais complicado já que os sentimentos podem ser atingidos de muitas formas. Gritar, acusar e ameaçar sobre voltar para a casa dos pais não ajudará uma relação, mas irá destruí-la. Uma relação deve sempre ser construída sobre a confiança e respeito, pois é por isso que duas pessoas são capazes de discutir praticamente qualquer assunto sem ficar envergonhado ou com medo. Arranjar algum tempo para o outro resolve a maioria dos problemas, mas quando tiver que encarar os outros faça o possível para não magoar os outros. Palavras raivosas ditas durante uma briga pode criar feridas que são difíceis de curar. Então, pensemos a razão de seu parceiro estar com raiva e não decida desde o começo que você está certo. Escutemos e não tomemos decisões precipitadas, pois arrependimentos não serão úteis mais tarde.




Em qualquer lugar – vemos as pessoas brigando em lojas, hotéis, estacionamentos, na rua; mesmo se não se conhecem, eles encontram uma razão para o conflito. Certamente, há muitas pessoas que não mostram o menor respeito ou que não têm experiência pois são totalmente incapazes de ter um cargo. O que é chato é que estas pessoas aparecem justamente quando menos precisamos delas. Mas, mesmo se olharmos para um atendente incompetente à nossa frente e tivermos vontade de esmurrá-lo, respire fundo, seja polido e espere. Podemos ser insuportáveis também às vezes (OK, talvez não tanto...) e podemos não gostar de tal comportamento. E assim, sendo calmo e respeitoso não faremos as coisas piores ainda do que já são!

Então, mesmo que muitas vezes seja extremamente difícil resistir à tentação de esmurrar alguém, lembremos que há soluções melhores para evitar e administrar um conflito. Tornemos nossa vida e a dos outros simples e aprazível!

Bem... sempre há uma esperança.

FONTE: http://www.zmelifetips.com/advice/the-lost-art-of-avoiding-and-handling-conflicts/

Trocando Livros

Um ótimo site para quem ainda é um leitor de livros, todos os tipos, é o Trocando Livros. Você adiciona os livros que você quer trocar e será informado por email quando um outro usuário se interessar por algum livro da sua lista. Você envia o livro para este usuário (pelo correio) e confirma o envio no site para ganhar 1 crédito. Com este crédito você poderá solicitar qualquer livro disponível no Trocando Livros. 1 Crédito = 1 Livro.

Já fiz minha primeira troca. É ótimo. Existem livros que ficam mofando na nossa estante e sempre temos pena de passá-los adiante, achando que ainda vamos lê-lo uma outra vez. Será que isso realmente acontece? Quantos livros assim, você tem na sua estante. Eu aprendi que nunca relerei meus livros, pois sempre estarei interessada em um lançamento, ou mesmo um livro antigo que ganhou uma nova edição. Assim, através do Trocando Livros terei sempre livros novos (essa é uma exigência, que os livros estejam sempre em excelente estado) pelo valor de uma postagem de correio.

Espero que vocês gostem da dica.

Estudo revela: felicidade é contagiosa

MAGGIE FOX - REUTERS

WASHINGTON - A felicidade é contagiosa, anunciaram pesquisadores. A mesma equipe que comprovou que obesidade e tabagismo se difundem em rede, demonstrou que quanto mais pessoas felizes você conhece, maior é a probabilidade de você mesmo ser feliz.

E ligar-se a pessoas felizes aumenta a felicidade da própria pessoa, segundo a equipe escreveu no British Medical Journal.

"Trata-se de um arrastão emocional", disse em entrevista por telefone Nicholas Christakis, professor de sociologia médica da Escola Médica de Harvard, em Boston, na quinta-feira.

Christakis e James Fowler, cientista político da Universidade da Califórnia, em San Diego, usaram os dados relativos a 4.700 filhos de voluntários do Estudo Cardiológico Framingham, um enorme estudo de saúde iniciado em Framingham, Massachusetts, em 1948.

Eles vêm analisando um tesouro de informações de folhas de acompanhamento que datam de 1971, rastreando nascimentos, casamentos, divórcios e mortes. Os voluntários também registraram informações de contato de seus amigos mais íntimos, colegas de trabalho e vizinhos.

Eles avaliaram a felicidade usando um teste simples de quatro perguntas.

"Perguntamos às pessoas quantas vezes na última semana: 1, elas curtiram a vida, 2, elas se sentiram felizes, 3, elas se sentiram esperançosas em relação ao futuro, e 4, sentiram que valem tanto quanto as outras pessoas", disse Fowler.

Sessenta por cento das pessoas que tiveram pontuação alta nas quatro perguntas foram avaliadas como felizes, e as outras foram classificadas como infelizes.

As pessoas que têm mais vínculos sociais -- amigos, cônjuges, vizinhos, parentes -- também são as mais felizes, mostraram os dados.

"Cada pessoa feliz a mais em sua vida torna você mais feliz", disse Christakis.

E a felicidade é mais contagiante que a infelicidade, constataram os pesquisadores.

"Se uma pessoa com que você tem contato social é feliz, isso aumenta em 15 por cento a probabilidade de você ser feliz", disse Fowler. "Um amigo de um amigo, ou amigo de um cônjuge ou irmão, que sejam felizes, aumentam suas chances em 10 por cento."

A equipe também está estudando a difusão da depressão, solidão e alcoolismo.

FONTE: http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art289018,0.htm

Cansaço Crônico

O cansaço/fraqueza pode estar simplesmente relacionado ao ritmo alucinante do cotidiano das pessoas ou pode ser um sintoma sério de mau estado de saúde. As dores e o cansaço físico passam a ser freqüentes devido a uma rotina estressante. Além dessas causas, o cansaço crônico pode ser provocado por problemas psicológicos; enfermidades ou doenças recentes; má alimentação; excesso de esforço físico e mental; gravidez; amamentação. Nós nos expressamos por meio de nosso corpo, e é justamente nele que se soma todo o estresse físico e mental. O cansaço é a debilitação das suas forças, causando fraqueza em um ou mais músculos do corpo. O cansaço pode ser provocado por noites mal dormidas ou por cansaço físico e muscular.
O cansaço físico também tem uma ampla correlação com o esporte. O excesso de treinamento acaba acarretando cansaço e, conseqüentemente, a fadiga muscular. A pessoa pode evitar o cansaço mantendo uma rotina de treinamento, se alimentando bem e tendo uma vida saudável.

Estes são alguns sintomas do cansaço:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Fraqueza
  • Baixa no sistema imunológico, causando enfermidades (por exemplo: resfriado)
  • Estresse
  • Anemia
  • Falta de energia
  • Desmotivação e desconforto
  • Desconcentração
  • Dificuldade em tomar decisões
  • Dificuldade em concretizar as tarefas do dia-a-dia

As causas mais comuns de cansaço e fraqueza do corpo são:

  • Falta de sono
  • Dificuldades para dormir (Visite o centro de especial de insônia,se esse for o seu caso)
  • Uma rotina de vida estressante e problemas específicos (tais como o fim de um relacionamento, problemas em casa, problemas no trabalho, excesso de trabalho) acabam gerando uma enorme carga de ansiedade e preocupação que acarreta sintomas físicos de estresse (visite também nosso centro de saúde sobre o assunto)
  • Excesso de atividades físicas geram cansaço e fadiga muscular
  • O turno de seu trabalho
  • Má alimentação. A alimentação incorreta pode deixar o organismo com falta de importantes vitaminas, minerais e macronutrientes fundamentais para o processo de energia do corpo
  • Gravidez. É muito comum, principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez a gestante sentir-se bastante cansada. Porém, depois do 4º mês, esse cansaço tende a desaparecer

Algumas enfermidades que podem ser a causa do cansaço:

  • Síndrome da fadiga crônica
  • Anemia
  • Hipotireoidismo (sub-função da glândula tireóide)

Algumas desordens de ordem psicológica que podem causar cansaço:

  • Depressão
  • Bulimia nervosa
  • Anorexia nervosa

Medidas que podem ajudar contra o cansaço e a fraqueza:

Descansar/Relaxar/Dormir bem:

  • Durma e acorde no mesmo horário todos os dias
  • Verifique se o seu quarto tem um ambiente relaxante. Certifique-se de que não haja algum fator que possa interferir no seu sono. Os fatores que mais atrapalham uma boa noite de sono são barulho, claridade e temperatura. Tente adequar esses elementos para que o seu quarto seja confortável e relaxante. Isso irá ajudar você a dormir melhor e, conseqüentemente, melhorará suas condições de cansaço e fraqueza
  • Faça refeições leves quando estiver perto da hora de dormir;
  • Encontre um tempo para relaxar antes de dormir - uma música relaxante ou um banho quente ajudam bastante
  • Tente tirar da mente problemas e preocupações

Alimentação:

  • Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia
  • Se você estiver abaixo do peso procure ingerir mais calorias e aumentar as porções de suas refeições
  • Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir
  • Se você estiver acima do peso, tente controlá-lo praticando atividades físicas e fazendo uma dieta balanceada

Perda de Peso / Atividades Físicas:

Quando a pessoa está fora de forma ela fica propícia a sentir mais cansaço do que uma pessoa que está em forma. A melhor maneira de entrar em forma é praticar atividades físicas. Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Procure começar com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar (se quiser saber mais informações sobre essa atividade visite nosso centro desse esporte) é um excelente exercício para iniciantes e o ajudará muito a introduzir um esporte no seu dia-a-dia. Isso o ajudará a manter uma boa forma e, conseqüentemente, você ficará menos vulnerável ao cansaço.

Estilo de vida:

Procure fazer algumas mudanças e adaptações no seu estilo de vida diário para tentar se livrar da carga de estresse. Com certeza isso o ajudará a ficar mais relaxado. Procure concretizar suas tarefas do dia e deixar um tempo livre para um pouco de lazer. Passar muito tempo deitado e levar uma vida sedentária não o ajudará livrar-se do cansaço.
Aprender a relaxar melhorará bastante o seu sono e o ajudará a se livrar de sintomas de estresse, como frustração, irritabilidade e cansaço. Procure descobrir quais são as causas do seu cansaço, como por exemplo, problemas de família ou no trabalho, e procure lidar com essas questões. Isso o ajudará a relaxar, livrando-o de uma carga de estresse desnecessária, e conseqüentemente, melhorará o seu sono e fará você se sentir mais disposto no dia seguinte.

Suplementos que podem ajudar:

ATENÇÃO: As informações abaixo tem o caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas em detrimento da orientação médica ou de um profissional de saúde. O consumo de suplementos não visa a cura ou a prevenção de doenças.
Multivitamínico: Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais. Muitas vitaminas e minerais são considerados nutrientes "essenciais". Porém, muitas vezes esses nutrientes não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser adquiridos pela alimentação ou por suplementação. Para obter todos os nutrientes essenciais para seu organismo é preciso ter uma dieta diversificada que inclua frutas, legumes, verduras, cereais, carnes, etc. Como hoje em dia é muito difícil uma pessoa conseguir ter uma boa alimentação todos os dias, ela acaba ficando com sérias deficiências no organismo e isso acarreta diretamente a falta de energia. Por isso, muitas pessoas recorrem a suplementos multivitamínicos para assegurar que o organismo esteja sendo suprido com as necessidades diárias desses elementos tão importantes.
Energéticos em Gel: São excelentes fornecedores e repositores de energia e se tornam ainda mais importantes para pessoas que se sentem cansadas e que precisam daquele gás para praticar atividades físicas ou apenas para se sentirem mais dispostas durante o dia. Em qualquer momento que você sentir cansaço físico ou mental, seja no trabalho, em casa, na escola, na praia, o uso de um energético em gel pode trazer grandes benefícios, melhorando sua disposição, atenção, e fazendo sua mente voltar a trabalhar com mais clareza. Eles são muito práticos para serem consumidos e transportados, podendo ser guardados até dentro do bolso.
Barras Energéticas: Barras energéticas são uma forma excelente e prática de aumentar a energia durante o dia. Essas barras são ricas em carboidratos, o que as torna normalmente muito gostosas. Elas podem ser consumidas a qualquer momento, seja durante a atividade física ou no trabalho.
Óxido Nítrico (NO2): O cansaço físico e fraqueza têm uma larga correlação com o esporte. O excesso de treinamento acaba acarretando cansaço e, conseqüentemente, fadiga muscular. Estudos demonstram que ácidos cetônicos, como os que são encontrados em suplementos de óxido nítrico, podem adiar significativamente a fadiga. O óxido nítrico (NO2) é essencial para pessoas que praticam atividades físicas e possuem tendência à fadiga muscular.

Conselho que gostaria de seguir

“Sorria, respire e vá devagar.” – Thich Nhat Hanh


Já teve um daqueles dias quando parece que não há um minuto para respirar, ficar sozinho para pensar, meditar ou relaxar? Um dia em que você se sente como a proverbial abelha ocupada, sem tempo de admirar o aroma das flores onde você pisa?

Leo nos deu algumas maneiras sábias para relaxar, simplificar, e viver mais devagar, mas você deve ainda achar ainda difícil por essas sugestões em uso. Ou, talvez para você, alguns dias passam tão lentamente, mas há sempre algum - ou muitos - durante o qual respirar parece impossível.

Nestes dias, em vez de uma noite, uma hora ou mesmo 15 minutos para relaxar, você poderia gastar 6 segundos?

Sim, isso mesmo… 6 segundos. É o tempo que leva para você se deixar respirar uma vez de forma bem relaxada. 2 segundos respirando através do nariz, e 4 segundo expirando através da boca. Agora mesmo, vou pedir a você para levar 12 segundos para uma experiência. No final desta sentença, pratique a respiração relaxante. … 2 segundos para dentro e 4 segundos para fora.

Isso mesmo. E uma vez mais no final desta sentença.

Mesmo esse pequeno intervalo de tempo – 6 segundos - pode ajudar seu corpo e sua mente a relaxar. Desacelere as batidas de seu coração. Deixe uma parte do stress ir embora.

Agora como você pode se dar o presente de respirações relaxantes durante o seu dia mais ocupado? Uma resposta é combinar uma respiração relaxante com uma atividade que aparece repetidamente durante seu dia. Por exemplo, vamos supor que você é uma secretária. Cada vez que seu telefone tocar, respire antes de atender. (6 segundos é menos do que o tempo que leva para o telefone tocar de novo, então ninguém perceberá que você está tirando um tempo para você.)

[...]

Leão albino... liiiiindo!

Existem coisas que, mesmo sendo, mutações da natureza, mostram toda a sua majestade. Este é o que eu chamo um gatão! :-)

"Nós acabamos de elegar um papa feminino." —Cardinal Alessandro Bichi, 1644






"Nós acabamos de elegar um papa feminino."
—Cardinal Alessandro Bichi, 1644


Hoje a Igreja Católica Romana afirma firmemente que as mulheres devem ser excluídas das posições de liderança da igreja, mas eles esquecem de dizer que por uma década do século XVII, uma mulher dirigiu, não oficialmente, mas de forma aberta, o Vaticano. Agora, Eleanor Herman expõe um dos maiores segredos da Igreja Católica, mostrando fatos que foram ocultados por 350 anos.


De 1644 até 1655, Olimpia Maidalchini, cunhada e amante do Papa Inocêncio X, dirigiu os negócios do Vaticano, nomeou cardeais, negociou com embaixadores estrangeiros, e amealhou para si uma parte do tesouro do estado papal. Diferentemente do Papa João do séc. XIX, cuja vida está envolta em mistério, a história de Olimpia está documentada em milhares de cartas, notícias e despachos diplomáticos.


Sabendo da dependência quase absoluta do Papa Inocêncio em relação a sua cunhada, o Cardeal Alessandro Bichi declarou raivosamente no dia da eleição de Inocêncio, "Nós acabamos de eleger um papa feminino." Os romanos penduraram faixas nas igrejas chamando-a de Papa Olimpia I. O cardeal Sforza Pallavicino deplorou a "poder monstruoso de uma mulher no Vaticano." Um contemporâneo escreveu que as mulheres que as mulheres deveriam também se tornar padres, uma vez que uma delas já foi papa.


Nascida em circunstâncias modestas, Olimpia quase foi forçada a entrar em um convento com a idade de 15 anos devido à falta de dote. Ela usou da esperteza para escapar, e jurou nunca ser pobre e indefesa novamente. Durante sua vida, Olimpia vingou-se de qualquer um que tentou aprisiona-la ou retirar seu poder. Mas sua vingança em relação ao papa que a amou ficou reservada para depois de sua morte...


No séc. XVII, Roma era o orgulho do mundo na arte mais gloriosa e no espetáculo, mas também sofria com a fome, enchentes, devastação de florestas e peste bubônica. O mundo de Olimpia era cleptocrático; todos, desde o servo mais baixo até o parente mais nobre do papa roubava desavergonhadamente tanto quanto possível. O nepotismo era declarado e os papas gastavam grandes somas e bens para seus sobrinhos ao invés de ajudar os pobres. Os pontífices mortos eram deixados nus no chão do Vaticano porque seus servos roubavam a cama e pilhavam o corpo. A Senhora do Vaticano traz para a vida não apenas a mulher e a igreja, mas toda uma civilização em toda a sua grandeza... e em toda a sua ignomínia.

Made in China

Minha João Pessoa linda

Bela árvore de ipê que é uma das atrações turísticas na cidade nos meses de dezembro e janeiro. Não é raro encontrar turistas aproveitando-se do colorido do céu azul e o amarelo das flores de ipê. João Pessoa é chamada de cidade das acácias, mas acho que a planta a ser homenageada não deveria ser esta. O ipê é típico de todo o Brasil, pois pertence à mata atlântica. Acho que deveria ser a árvores símbolo de todas as cidades.

Roubo de fogos


Minha gente, uma coisa inédita aconteceu nesse ano novo aqui em João Pessoa. Estávamos todos na praia, aguardando o show pirotécnico antes do show de Zeca Baleiro, quando o mestre de cerimônias entrou para dar um aviso. Disse ele que tinha péssimas notícias e logo entramos em pânico pensando que a razão de estarmos todos na praia, de pés descalços, sentados na areia, não tinha vindo fazer as honrarias.


Meu Deus!!! Zeca Baleiro nos deu o bolo. Mas que nada, o cara vinha nos avisar que vândalos haviam roubado a balsa que estava com meia tonelada de fogos, para pipocar na passagem de 2007, havia sido roubada.


Fato inédito, bem observado por um transeunte que disse: -- Já vi roubarem tudo na vida, mas é a primeira vez que vejo roubarem fogos. Pois é, apesar a atração principal ter vindo e ter dado um ótimo show, a passagem do Ano ficou até um pouco sem sal. Todos gostamos de brindar ao som do espocar dos fogos de artifício. Os namorados se beijam, os amigos se abraçam, tudo ao som dessa trilha sonora tão própria à passagem de ano. Mas que pena, não tivemos isso esse ano. Bem, mas o que importa mesmo é a diversão e, depois da frustração, jogamos nossas sandálias pra cima e entramos no ritmo do Zeca, que fez uma belíssima homenagem aos artistas paraibanos.


Logo após veio o show de Totonho e os Cabras, um artista local, que também deu uma palhinha junto com Zeca e finalmente para entrar na madrugada, amanhecendo com a Orquestra de Frevo. Foi uma noite muito legal, praia lotada, gente calma sem brigas, só muito reggae, carimbó e depois os pés doídos.

Adeus a Joseph Barbera

Esta notícia, embora tendo sido publicada em 26/12/2006 acho que pode interessar diretamente a um aluno de Ciências Sociais, Cleiton, que ainda conserva seu lado criança de forma espontânea e sem subterfúgios:

Foi uma dessas notícias que saem em um cantinho do jornal, ou de uma revista e quase ninguém dá importâcia. Mas vi, no site da Magazine TV, notícia sobre a morte de um dos cartunistas mais famosos do mundo, Joseph Barbera.

A notícia foi dada pelos estúdios Warner Bros e ele morre aos 95 anos de causa natural. Ele foi um dos fundadores da empresa de desenhos animados Hanna-Barbera, e foi responsável pela criação de desenhos que animaram a infância de boa parte dos cinquentões e quarentões de hoje em dia.

Aliás, os desenhos da Hanna-Barbera, competiam em popularidade com os da Disney e eram de uma graça ingênua, como hoje não se encontra mais, já que estamos cercados por extra-terrestres, mutações genéticas e outras anomalias. Não existe mais espaço para as trapalhadas de Tom e Jerry, a covardia e a gula de Scooby-Doo e Salsicha, a mistura da tecnologia da idade da pedra d'Os Flintstones e o universo hi-tech d'Os Jetsons. Joseph Barbera foi bancário, antes de se dedicar exclusivamente aos desenhos animados, e chegou a ficar desempregado e passar dificuldades financeiras, antes de se tornar uma lenda da animação.

Caixão e vela preta: A MORTE DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA UERN

Hoje tive uma notícia que me deixou muito triste. A totalidade dos 200 mil reais aprovados pela FINEP para a UERN vai ser destinada às ciências naturais. Nem sequer um tostão desse dinheiro será aplicado na melhoria e no fomento de pesquisa na área de ciências humanas. Provavelmente o restante dos recursos do orçamento da universidade, que não seja para pagar pessoal, irá em sua grandissíssima maioria para essas áreas também.

Diante desse quadro e das condições de trabalho que, principalmente, os professores dos cursos da FAFIC têm enfrentado, estou bastante desanimada e mesmo deprimida com o trabalho na UERN. Para nós das ciências humanas, parece que quanto mais se trabalha menos se recebe de volta. É revoltante doutores que não têm sequer uma sala para atender alunos, para estudar e desenvolver suas pesquisas. Não podemos trabalhar nem sequer com documentários, porque temos que ficar mendigando uma sala com DVD em outros departamentos ou trazer o nosso próprio de casa. Não existem livros, equipamentos mínimos e nem mesmo salas de aula suficientes. Estamos com uma biblioteca sucateada e ainda se dá a desculpa de que devemos utilizar os livros existentes e disponíveis na Biblioteca Central. Ora, nós temos que dar aulas com o melhor disponível. E não ficar eternamente nivelando por baixo. Muitos estão sobrecarregados em aulas de graduação, cuja qualidade dos alunos diminui bastante a possibilidade de crescimento teórico-metodológico e profissional.

Acho uma vergonha também que se tenha que ocupar "cargos" para se ter algum aumento salarial, prejudicando assim a verdadeira tarefa do pesquisador.

Conversando com Fernanda há algumas semanas , levantamos a possibilidade das áreas de Ciências Sociais, Serviço Social e Educação pensarem na possibilidade de se criar conjuntamente uma pós-graduação stricto sensu, já que não temos doutores suficientes para os cursos independentes, pelo menos nas duas primeiras áreas citadas.

Ficou de agendarmos uma reunião com as pessoas interessadas para pensarmos em temáticas em comum sobre a qual pudéssemos construir um APCN. Eu proponho que seja em uma quinta-feira, de preferência amanhã ou no mais tardar dia 03/08/2006, a tarde. Gostaria de receber contra-propostas de data o mais rápido possível.

Gostaria de deixar claro também que esta proposta tem que ser construída e elaborada pelos professores interessados e não ficar a cargo de nenhuma pró-reitoria. Somos nós que temos que criar e somos nós que temos que gerir. A PROPEG é apenas um intermediário entre nós e a CAPES. Gostaria que fôssemos pensando também em nomes, com experiência na criação de cursos de pós-graduação stricto sensu, que nos pudessem assessorar para o encaminhamento de uma proposta de qualidade.

Temos também que fazer uma espécie de planejamento para o aumento do número das nossas publicações, pois temos concorrido, com enorme desvantagem, com os doutores das ciências naturais que são em maior número e também que parecem produzir artigos em série.

Espero que marquemos logo essa reunião, pois eu gostaria de ter outras pessoas para compartilhar algumas angústias e procurar alternativas para, pelo menos, minorá-las.

Folha de S.Paulo - Pós-lulismo progressista

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS [texto publicado em 28/02/2005]


A perplexidade causada pela crise política brasileira reside no fato de Lula ora parecer apenas a ponta do iceberg, ora parecer o iceberg todo. Por agora é difícil identificar o perfil da crise. Uma coisa é certa: o Brasil entra penosamente em um novo período político, um período que podemos designar de pós-lulismo. É ainda cedo para definir o legado histórico do lulismo enquanto forma de governo. Para já, ele parece ter constituído o mais inquietante disfarce histórico do neoliberalismo nos últimos 20 anos, ou seja, a conversão mais elaborada, ainda que talvez involuntária, do mais lídimo representante dos oprimidos (pela sua trajetória e pelo seu peso eleitoral) em um gestor atípico da globalização neoliberal.

O pós-lulismo pode ocorrer por várias vias: impeachment, desistência de Lula a um novo mandato, candidatura seguida de derrota. A via certamente menos onerosa, mas também a mais improvável, dadas as circunstâncias, seria um pós-lulismo conduzido pelo próprio Lula: demissão imediata da equipe econômica, redução do superávit e aumento do salário mínimo e reforma do sistema político, de modo a torná-lo mais transparente e democrático.

O problema central da esquerda brasileira é saber se o pós-lulismo será também o pós-petismo. A descaracterização do petismo por parte do governo Lula foi tão maciça e tão caricatural -montar um esquema de corrupção para fazer aprovar políticas de direita e garantir, daqui a uns anos, a presidência a um político sem qualquer credencial para o cargo, José Dirceu- que, paradoxalmente, o PT tem todas as condições de sair reforçado no pós-lulismo. Basta, para tal, que tenha a coragem de assumir em pleno o ideário político e ético que lhe permitiu captar a esperança de tantos milhões de brasileiros.

Todos as crises políticas são processos de emergência e, por isso, vistas apenas pelo seu lado negativo. O primeiro elemento positivo é que as próximas eleições brasileiras serão talvez as mais livres e transparentes da história recente da democracia representativa, não só no Brasil como no mundo. O PT tem tudo a ganhar com esse fato, sobretudo porque a sua base social e política parece estar disponível para uma nova tentativa, desde que assente em um pacto político e não mais em um cheque em branco. O segundo elemento positivo é a emergência da estatura política de Tarso Genro. Acompanho de perto a trajetória e a reflexão políticas de Tarso Genro e não tenho dúvidas ao considerá-lo um dos políticos de esquerda mais bem preparados do mundo: alia como poucos a mais sofisticada elaboração teórica à mais consistente prática política. O seu nome é hoje uma referência incontornável no pensamento e na prática da nova esquerda, tanto na América Latina como na Europa.

A descaracterização do petismo foi tão caricatural que o PT tem todas as condições de sair reforçado no pós-lulismo


O seu nome internacional emergiu com a experiência do orçamento participativo em Porto Alegre, considerado pela ONU como uma das grandes inovações urbanas do final do século 20. Ninguém melhor que ele para conduzir o processo de articulação entre democracia participativa e democracia representativa num PT refundado. Com a entrada no governo Lula, ganhou a dimensão nacional que há muito lhe era devida. Tarso Genro e Celso Amorim foram os dois melhores ministros de Lula, aqueles que com mais êxito brandiram o petismo contra o lulismo.

Considero a reforma universitária levada a cabo por Tarso Genro uma das mais progressistas do mundo: depois de anos de abandono exigido pelo neoliberalismo, retoma-se a prioridade da universidade pública na construção de um projeto de país; vincula-se a escola pública de nível médio ao ensino público superior e impõem-se marcos regulatórios claros para as instituições privadas de ensino; instituem-se novos padrões de financiamento para a universidade e constrói-se concretamente a autonomia; assume-se plenamente a necessidade de bolsas para alunos de baixa renda, começando com as bolsas do Prouni, seguidas do sistema de quotas para afrodescendentes e índios; criam-se novas exigências de qualidade, ao estabelecer mínimos de doutores e mestres entre os docentes; põe-se um travão à globalização neoliberal da universidade ao estabelecer um limite de 30% à participação do capital estrangeiro nas empresas de educação superior. Nenhuma reforma assentou em um diálogo tão profundo com a sociedade civil como essa, até a terceira versão, já pronta para tramitar no Congresso Nacional.

Um partido que gerou políticos da estatura de Tarso merece olhar o futuro com confiança. Mas tal só ocorrerá se o PT controlar a pulsão fraccionista de molde a fazer dela gérmen da diversidade na união, e não fator de fragmentação em lutas fratricidas pelo poder.

Há muitos anos, em Brasília, em conversa com o presidente Fernando Henrique, que respeito apesar das muitas divergências políticas que nos separam, eu tentava contrariar o slogan, então (e hoje?) muito atual, "a esquerda é burra", invocando a alta qualidade política de Tarso. O comentário de FHC, para o qual não pediu confidencialidade, espantou-me: "Desse eu teria medo, mas descanse, Boaventura, o PT nunca o indicará". Para o bem do futuro progressista da sociedade brasileira, desejo ardentemente que ele tenha se enganado.


Boaventura de Sousa Santos, 64, sociólogo, é professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). Autor de, entre outros livros, "A Universidade no Séc. XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade" (Editora Cortez, 2004)."

Dominguinho

Hoje é um dia que tenho passado a valorizar cada vez mais. O domingo que antes era sinônimo de tédio, solidão, para mim hoje, retirando-se o tédio, a solidão é bem vinda. A vida sendo levada nessa correria, sem tempo para você mesmo ou de fazer coisas prazerosas não tem muito sentido. Por isso, curtir um domingo em casa, lendo, vendo um pouco de tv [lógico que não a tv aberta], ouvindo só o silencio é D+.

Comer, comeer: Gazpacho

Receitas Simpes: Gazpacho


A sopa Gazpacho foi inventada para o verão. Refrescantemente fria nos dias quentes de verão, esta sopa clássica espanhola combina deliciosamente o melhor das verduras e legumes de verão. Certifique-se de usar os ingredientes mais frescos, de maior qualidade para esta sopa.


6 tomates maduros, descascados e picados
1 cebola roxa, picada bem fina
1 pepino, descascado, e picado
1 pimenta de cheiro picada
2 aipo picado
1-2 Colheres de sopa de chopped fresh parsley
2 Colheres de sopa de chopped fresh chives
1 dente de alho amassado
1/4 xícara de vinagre de vinho tinto
1/4 xícara de azeite
2 Colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de chá de açúcar
Sal e pimenta para dar gosto
6 gotas ou mais de molho de Tabasco para dar gosto
1 colher de chá de molho inglês
4 xícaras de molho de tomate

Combine todos os ingredientes. Misture levemente até a consistência desejada. Coloque em um recipiente de vidro, vede bem com uma tampa e deixe na geladeira toda a noite, permitindo aos sabores se misturarem.

8 porções.

Mais uma contribuição de minha amiga Maria Sandra

VEJA COMO ALCOOL FAZ BEM

TEORIA INTERESSANTÍSSIMA !!! leia ate o final!!

Quando uma manada de búfalos é caçada, só os búfalos mais fracos e
lentos, em geral doentes, que estão atrás do rebanho, são mortos primeiro.
Essa seleção natural é boa para a manada como um todo, porque aumenta a
velocidade média e a saúde de todo o rebanho pela matança regular dos seus
membros mais fracos.
De forma parecida opera o cérebro humano: beber álcool em excesso, como
nós sabemos, mata neurônios, mas, naturalmente, ele ataca os neurônios mais
fracos e lentos primeiro.
Neste caso, o consumo regular de cerveja, cachaça, whisky, vinho, rum,
vodka e afins , elimina os neurônios mais lentos, tornando seu cérebro uma
máquina mais rápida e eficiente...
E mais: 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de
álcool. Isto significa que os outros 77% dos acidentes são causados pelos
filhos da puta que bebem água, suco ou refrigerante.

Colabore!!

Seja inteligente!

JÁ PRO BOTECO!!!

AMIGAS FAZEM MUITO BEM À SAÚDE!

Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial.
Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar nosso futuro. Constituem um remanso, diante de um mundo real cheio de tempestades e obstáculos.

As amigas ajudam-nos a preencher os vazios emocionais de nossas relações com os homens e ajudam-nos a recordar quem nós somos, realmente. Após 50 anos de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres.

Os pesquisadores, homens em sua maioria, surpreenderam-se com os resultados desses estudos. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao stress, elas sentem a necessidade de proteger seus filhos e de agruparem-se com outras mulheres. Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, que reduz o stress mais agudo e provoca um efeito
> >> calmante. Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona, que os
homens produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam a produção do hormônio oxitocina.

Após repetidos estudos, demonstrou-se que os laços  emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.

Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que as mulheres geralmente vivem mais do que os homens. As mulheres que não estabelecem relações de amizade com outras mulheres não mostram os mesmos resultados em sua saúde.

Assim, ter amigas nos ajuda não somente a viver mais, como também a viver melhor.

O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher, maior probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável. Não contar com amigas próximas pode ser tão prejudicial para a saúde quanto a obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo.

Nesse mesmo estudo, foi observado também como as mulheres superam um momento crítico, como a morte do cônjuge, e percebeu-se que as mulheres que podiam confiar em suas amigas reagiram sem doenças graves e recuperaram-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar. O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!!!!!!!!!!

Não é bom saber disso?

sábado, 23 de janeiro de 2010

Visual 2010

Após tentar modificar o layout do meu antigo blog "A vida é uma teia", descobri que o menor vacilo nos códigos XML gera o caos. Por sorte, consegui salvar grande parte do arquivo de postagens antigo e, literalmente, fazer uma faxina, escolhendo apenas meus preferidos para colocar nesse novo visual. Espero que gostem e espero também ter um maior número de seguidores.

O Haiti não é aqui

Uma das coisas que mais entristecem é quando uma tragédia vira moda. O Haiti há anos tem sido vítima de uma elite branca e mesmo cruel, uma maioria de descendentes de escravos paupérrima e, só para piorar, ainda se localiza em uma ilha sujeita a terremotos e furacões frequentes. De repente virou o queridinho da mídia, isso até surgir outra tragédia maior ou algum escândalo de uma celebridade. Não que o ocorrido nesse pequeno país seja irrelavante. Pelo contrário, é muitíssimo relevante. Tanto que não deveria merecer apenas os 15 minutos de fama.

Por outro lado, o Haiti é vizinho da Costa Rica, um país-balneário frequentado por americanos ricos (até a década de 1950 era Cuba) e onde há uma base militar americana. O famoso caso do primo rico, primo pobre. Nunca ninguém olhou para o Haiti, mesmo com todos os avisos de alguns países e entidades humanitárias, incluindo o Brasil, como um lugar que precisava de ajuda. Afinal, não tem petróleo ou outros recursos naturais para serem explorados. Além disso, até países africanos frequentam mais os noticiários - sempre com desgraças lógico - do que esta metade de ilha.

Juntando-se a isso, a elite do país nutre um desrespeito e desprezo ainda maior do que outros países de terceiro mundo em relação a seu próprio povo. Fato comprovado pelo video gravado pelo SBT, visto abaixo.



Como acontece com muitas notícias, principalmente quando criadas por homens públicos que não medem suas palavras, a desculpa posterior de nada vale diante da gravidade do fato. Não há desculpas que consigam apagar o menosprezo pela dignidade do outro, como mostra a entrevista do cônsul. A única coisa que poderia talvez recuperar um pouco desta dignidade seria a demissão sumária de tal sujeito e uma vontade política não só de reconstruir o país em termos materiais, mas também uma reconstrução política. E isso só acontece com compaixão e respeito por aqueles que sofrem.

Controle da natalidade



FONTE: http://i.imgur.com/QgBQJ.gif

#CINEMAJA #MOSSORÓ

Promovam a campanha no Twitter #CINEMAJA #MOSSORO e também através da comunidade do Orkut. Não tem sentido uma cidade de quase 300 mil habitantes não ter uma sala de cinema sequer.

PÉROLAS DO ENEM 2009

Quando eu era um pouco mais jovem - e mais iludida - achava que a profissão de professor era,além de respeitável, uma grande oportunidade para continuar estudando. Ensinar coisas novas para os outros era, para mim, algo meio mágico. Despertar a curiosidade de alguém, nem se fala.


Hoje, depois de 13 anos de magistério no ensino superior não tenho mais muitas ilusões. O sistema está cada vez mais burro, paternalista e burocrático. A escola e a universidade parecem não atender mais aos interesses de alunos e professores, nem preparar os alunos para a "vida real", fora do mundo de fantasia da academia. Chegam cada vez mais alunos sem preparo, sem vivência de nada e meio que alheios ao mundo que os cerca. Isso se reflete nas pérolas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, divulgadas  todos os anos na internet.


Como disseram no e-mail que recebi "é triste, mas não dá pra segurar o riso". Ou seja, o ensino brasileiro é uma grande tragicomédia, que muitas vezes se torna tragédia para quem se dedica ao ensino superior. O que nos dá esperança, talvez, seja uns 10%, se tanto, de alunos que realmente desejam ter uma formação de qualidade. É nesses que temos que investir nosso fôlego e esforço.


A seguir os vencedores do ano passado. [e-mail recebido]


O tema da redação do ENEM 2009 foi Aquecimento Global e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades.

1. "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta."(percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)

2. "A amazônia é explorada de forma piedosa."

3. "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta."(tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)

4. "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu."

5. "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição).

6. "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação."(pleonasmo é a lei)

7. "Espero que o desmatamento seja instinto."

8. "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo."(o verdadeiro milagre da vida)

9. "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta."

10. "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis."(todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)

11. "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas."(esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)

12. "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." AMÉM!

13. "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza."

14. "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica."

15. "A amazônia tem valor ambiental ilastimável."

16. "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)

17. "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia."

18. "Paremos e reflitemos." (Ótimo! Antes ou depois da floresta acabar e morrermos sufocados pelo monóxido de carbônico?)

19. "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas. "

20. "Retirada claudestina de árvores." (caráulio)

21. "Temos que criar leis legais contra isso."

22. "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)

23. "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (Pode crer! A solução é colocar lá o pessoal do Zorra Total pra cortar árvores)

24. "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração."(para fabricar o papel onde ele fica escrevendo asneiras)

25. "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")

26. "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação. (NÃO!)

27. "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises."

28. "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes. " (red bull neles - dizem as árvores)

29. "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima)

30. "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando."

31. "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)

32. "Convivemos com a merchendagem e a politicagem. "

33. "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (Não tenha a menor dúvida disso!)

34. "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia."

35. "O que vamos deixar para nossos antecedentes? " (dicionários)

Se isso continua moda...



Quero não... mas nada contra quem gosta!

Anyway...


O 67º Globo de Ouro, além de Sandra Bullock mandar ver em Meryll Streep, mostrou uma prévia do Oscar deste ano. Como poderia se esperar AVATAR. Tem uma história atraente, efeitos especiais que, infelizmente, não vi em 3D, mas mesmo assim vale a pena. Na verdade, acho que Avatar vale a pena até vere o making off, que deve vir bombando quando sair o DVD. Outro prestigiado da noite de ontem foi a comédia, Se beber, não case, que não vi porque sempre desconfio das comédias. Acho muito difícil achar uma realmente boa.

FONTE: http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/sandra-bullock-e-meryl-streep-se-beijam-e-roubam-a-cena-em-premiacao/id/25202

Cuidado em quem vc vai votar em 2010

LEGENDA: "Não roube, o governo detesta competição".

Dois e Dois: Quatro, de Ferreira Gullar

Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena


Como teus olhos são claros
e a tua pele, morena

como é azul o oceano
e a lagoa, serena
como um tempo de alegria
por trás do terror me acena

e a noite carrega o dia
no seu colo de açucena

– sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena

mesmo que o pão seja caro
e a liberdade, pequena.

Trecho

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
“Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada
[a forma para a casar com o que sou:
“Viver não é necessário; o que é necessário é criar."


                                                                           Fernando Pessoa

Vida de Mário Quintana

Esse poema fala por si, assim como todos os de Quintana. Ele tem todas as características que gosto. É breve, meio hermético às vezes, mas sempre toca nosso coração.






VIDA

O que querem de mim essas árvores
essas velhas esquinas
para ficarem tão minhas só de as olhar um momento.

Ah! se exigirem documentos aí do Outro Lado,
extintas as outras memórias,
só poderei mostrar-lhes as folhas soltas de um álbum de imagens:
aqui uma pedra lisa, ali um cavalo parado
ou
uma
nuvem perdida,
perdida...

Meu Deus, que modo estranho de contar uma vida!

Uma Arte, de Elizabeth Bishop


Esta poesia foi um presente do mesmo amigo do mestrado, Rodorval, na ocasião em que perdi meu pai. Ela, mesmo sendo muito dolorida para quem já perdeu alguém ou algo que lhe era muito caro, é também uma lição de como devemos nos desapegar das coisas, pois nem as coisas nem as pessoas são nossas.

"Elizabeth Bishop, americana, viveu no Brasil e toda sua vida toda teria dificuldades para sustentar sua carreira, dependia bastante de doações, empréstimos, prêmios e outros incentivos universitários. Em 1951, ao receber 2,500 dólares do Bryn Mawr College (importância então considerável) pode decidir-se a navegar ao redor da América do Sul. Chegou a Santos em Novembro, esperando ficar duas semanas, para desfrutar da paisagem numa curta pausa de sua semanas em sua longa viagem, mas sua estada se estendeu por mais de vinte anos.

O Brasil marcou sua vida como temática de numerosos poemas, contos e cartas, e, como afirma a obra «Brasiliana da Biblioteca Nacional», de 2001, em sua página 107, «como vivência afetiva, pautada sobretudo pela longa relação amorosa com Lota Macedo Soares Tal amizade lhe daria estabilidade e amor e estabeleceu residência no Rio de Janeiro, depois nos arredores, em Petrópolis e mais tarde em Ouro Preto .

Diz a mesma obra: «Representante ilustre da poesia moderna norte-americana, Bishop residiu no Brasil como estrangeira voluntariamente exilada de seu país, mas profundamente conectada com o movimento cultural norte-americano», principalmente com o poeta  Robert Loewe e com sua mentora Marianne Moore. (....) «Traduziu poemas dos principais expoentes do modernismo brasileiro e manteve relações cordiais com vários desses artistas.»
Chegou no último governo Vargas, documentou o suicídio do presidente, viu a ascensão de JK e a queda de Jango Goulart . Endossava as opiniões de sua namorada Lota, paisagista e amiga de Carlos Lacerda, partidária de posições udenistas. Com simpatias pelo partido democrático nos Estados Unidos, críticas ao sistema de segregação racial norte-americano, assumiu no Brasil uma posição antiesquerdista. Mas a verdade é que a política jamais foi tema de interesse central para ela. Sua percepção das contradições brasileiras é sutil e perspicaz em poemas sobre a paisagem de Santarém/PA , por exemplo, na evocação das chuvas tropicais, na sátira social explícita (poema Pink Dog, por exemplo) no retrato dos pobres urbanos.

Vendendo a casa de Ouro Preto após o suicídio de Lota, no início da década de 1970 retornou defitinivamente aos Estados Unidos.

Enquanto vivia no Brasil, em 1956 recebeu o prêmio Pulitzer pelo livro «North & South — A Cold Spring». Receberia mais tarde o Prêmio Nacional do Livro (the National Book Award) e o prêmio nacional do círculo dos Críticos literários (the National Book Critics Circle Award) assim como duas bolsas Guggenheim e uma da Ingram Merrill Foundation. Tornou-se poeta residente na Universidade de Harvard em 1969. Começou em 1971 uma amizade íntima com Alice Methfessel que duraria até sua morte em 1979.


Em 1976, foi a primeira mulher a receber o International Neustadt Prize for Literature (prêmio internacional Neustadt de Literatura) e continua sendo o único americano a recebê-lo.

Escreveu muito para a revista The New Yorker, e em 1964 escreveu o obituário de Flannery O'Connor para a The New York Review of Books. Fazia muitas conferências, e durante uns poucos anos ensinou na Universidade de Washington, antes de se mudar para Harvard por sete anos. Ensinou ainda na Universidade de Nova Iorque, antes de terminar seus dias de ensino no Massachussetts Institute of Technology (MIT).

Gastava meses, por vezes anos, escrevendo um poema apenas, trabalhando para obter um sentido de espontaneidade. Apaixonada pela exatidão, recriou os mundos do Canadá, Améria, Europa e Brasil. Não admitia ter pena de si mesma, mas seus poemas mal escondem todas as dificuldades como mulher, como lésbica, como órfã, como viajante sem raízes, ou asmática frequentemente hospitalizada, mulher que sofria de depressão e por vezes alcoolismo.



"I'm not interested in big-scale work as such," disse uma vez a Lowell. "Something needn't be large to be good." O que simplesmente quer dizer que não estava intressada por trabalho em larga escala, por não acreditar que algo precisasse ser grande para ser bom…

(Trecho biográfico retirado da Wikipédia)

Bem, agora vamos lá à poesia que se denomina UMA ARTE:


A arte de perder não tarda aprender;
tantas coisas parecem feitas com o molde
da perda que o perdê-las não traz desastre.

Perca algo a cada dia.
Aceita o susto
de perder chaves,
e a hora passada embalde.
A arte de perder não tarda aprender.

Pratica perder mais rápido mil coisas mais:
lugares, nomes, onde pensaste de férias ir.
Nenhuma perda trará desastre.

Perdi o relógio de minha mãe.
A última,
ou a penúltima, de minhas casas queridas
foi-se. Não tarda aprender, a arte de perder.

Perdi duas cidades, eram deliciosas. E,
pior, alguns reinos que tive, dois rios, um
continente. Sinto sua falta, nenhum desastre.

— Mesmo perder-te a ti (a voz que ria, um ente
amado), mentir não posso. É evidente:
a arte de perder muito não tarda aprender,
embora a perda - escreva tudo! - lembre desastre.

Gêmeos - meu signo do Zodíaco





Essa poesia, que desconheço o autor, me foi dada no meu aniversário por um amigo muito querido quando fazia Mestrado, lá pelos idos de 1994 [rsrsrs] na UFPB.


21 de maio a 20 de junho



Fica ao menos uma vez por trimestre
em tua casa, só com ela
e com tua gente,
por muito que Mercurio
te convide ao movimento.
Te fará muito bem ficar olhando
o abrir-se silencioso de uma rosa,
ou a brincadeira dos pombos
no meio da praça pública.

Aproveita mais de um entardecer
para olhar – se possível bem de perto -
o semblante castigado
dos que voltam, depois de haver vendido
sua força de trabalho:
no fundo dos olhos deles
arde, feroz, a esperança.

Que não te preocupe tanto
tua insegurança: este ano a dominarás
para sempre,
graças à opção a que a vida te obrigará.
E descobrirás, nos desvãos do teu peito,
poderosos mananciais,
enquanto janelas se abrirão
diante dos teus olhos
nos muros mais espessos.

Mas a culpa será tua
se o teu amor acaba.
A mulher nascida em gêmeos
deve, mais do que nunca jamais,
fazer valer sua proclamada independência,
entregando-se, luminosa e serena,
ao seu escolhido homem.

Mas convém evitar as cores esdrúxulas
durante os primeiros decanatos.
E tu, que no fundo queres agarrar a estrela,
não te inventes mais atalhos, já chega.
Continua em teu caminho
e atravessarás o arco-iris.

Coleções

Tem umas coisas que a gente coleciona ao longo dos anos. Eu particularmente junto muitas coisas desnecessárias, que quando embaladas não se dá por falta delas... é aí que vemos o quanto são inúteis. No entanto, é penoso desfazer-se delas, mesmo assim repassamos para alguém que goste ou precise, pois assim elas terão um destino mais nobre do que o que teriam em nossas mãos.

Às vezes, nossa vida pode ser um brechó - gosto da idéia, mesmo que esteja meio em desuso nos dias de hoje. Quando fazia universidade, eu e algumas colegas organizávamos brechós. Levávamos roupas, sapatos, bolsas, objetos de uso pessoal e vendíamos a preços módicos umas para as outras. Era um pretexto para nos reunirmos e comer salgadinho com refrigerante ou cerveja e colocar as fofocas em dia. Hoje, as pessoas não querem coisas usadas, mas quando as compram novas nem sempre as usam. Por isso a reciclagem é algo para poucas pessoas de imaginação. O reuso das coisas exige criatividade, ver em um objeto outra coisa.

Quando adolescente eu observava meu pai juntar muitas coisas na rua... pregos, porcas, parafusos, pedaços de arame, pedaços de cano e assim por diante. Juntava até embalagens de balas, chocolates e outros papéis brilhosos e cacos de vidros coloridos, e disso, me fez um caleidoscópio que eu adorava. Eu perguntava, por que o senhor junta tanto lixo? Ele dizia:  - Um dia posso precisar. E realmente, quando ele queria fazer um conserto sempre tinha uma pecinha que servia. Eu herdei muito disso nele, exceto catar as coisas no meio da rua :).

Mas gosto de saber consertar, reaproveitar, dar novos usos, remodelar. Pena que, por força da profissão, não tenha tempo para isso. Acho que poderia facilmente viver de artesanato. Mas só se fosse em um lugar como Penedo/RJ ou Visconde de Mauá, lugar de refúgio dos bichos-grilos dos anos 1960 e 1970, quando ainda existiam os hippies. Lá porém, o artesanato não é grosseiro, é arte. Mas gostaria de morar em um lugar como esse, ou o sul de Minas Gerais. Terras simples e criativas, cujos artesãos orgulham-se de fazer bem feito e bonito aos olhos, gostoso ao paladar.

Bem, mas falo tudo isso para colocar neste blog uma pequena coleção de trechos de poesias, poesias completas, máximas e frases - coleção - que gosto e que acumulei durante os anos. Nos momentos em que as recolhi tinha um profundo significado para mim e que gostaria de compartilhar com meus - poucos - leitores.

Desejos de Ano Novo


No final de 2009, mandei esta mensagem para vários amigos virtuais ou não. Mas lembrei que posso compartilhá-la com o mundo inteiro - se o mundo todo conseguir visualizar meu blog, o que duvido >:D . É um poema creditado a Victor Hugo, embora eu não tenha certeza, já que na internet qualquer coisa - mesmo as mais lindas - pode ser creditada a qualquer um.


Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.

Desejo, pois, que não seja assim
Mas se for, saiba ser sem se desesperar
Desejo também que tenha amigos
Que mesmo maus e inconseqüentes
Sejam corajosos e fiéis
E que pelo menos em um deles
Você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim
Desejo ainda que você tenha inimigos
Nem muitos, nem poucos
Mas na medida exata para que
Algumas vezes você se interpele
A respeito de suas próprias certezas.
E que entre eles
Haja pelo menos um que seja justo.

Desejo depois, que você seja útil
Mas não insubstituível
E que nos maus momentos
Quando não restar mais nada
Essa utilidade seja suficiente
Para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante
Não com os que erram pouco
Porque isso é fácil
Mas com os que erram muito e irremediavelmente
E que fazendo bom uso dessa tolerância
Você sirva de exemplo aos outros.


Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais
E que sendo maduro
Não insista em rejuvenescer
E que sendo velho
Não se dedique ao desespero
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor.

Desejo, por sinal, que você seja triste
Não o ano todo, mas apenas um dia
Mas que nesse dia
Descubra que o riso diário é bom
O riso habitual é insosso
E o riso constante é insano.

Desejo que você descubra
Com o máximo de urgência
Acima e a respeito de tudo
Que existem oprimidos, injustiçados e infelizes
E que estão bem à sua volta
Desejo ainda
Que você afague um gato, alimente um cuco
E ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também
Que você plante uma semente, por menor que seja
E acompanhe o seu crescimento
Para que você saiba
De quantas muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro
Porque é preciso ser prático
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele na sua frente e diga:
"Isso é meu"
Só para que fique bem claro
Quem é o dono de quem.

Desejo também
Que nenhum de seus afetos morra
Por eles e por você
Mas que se morrer
Você possa chorar sem se lamentar
E sofrer sem se culpar.

Desejo por fim
Que você sendo homem, tenha uma boa mulher
E que sendo mulher, tenha um bom homem
Que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes
E quando estiverem exaustos e sorridentes
Ainda haja amor pra recomeçar.

E se tudo isso acontecer
Não tenho mais nada a lhe desejar.
ABRAÇOS A TODOS E UM FELIZ E PRODUTIVO 2010!

Um Holmes diferente


Há algum tempo atrás Robert Downey, Jr., uma das grandes promessas do cinema da atualidade quase entrou no ostracismo hollywoodiano devido a seus problemas com as drogas. Muitos lamentaram, pois se perguntavam como alguém tão talentoso poderia se destruir por tal banalidade. Claro que se sabe que toda Hollywood se utiliza de narcóticos de todas as especies, mas Downey Jr. tornou-se o alvo de muitos críticos, até mais do que outros artistas por alguma razão bizarra.

Então ele fez Iron Man e a maioria das pessoas foi conquistada pelo seu retrato brilhante, bajulador e sexy de Tony Stark. Depois veio a comédia Tropic Thunder e o filme O Solista, e novamente todos se admiraram com sua grande atuação. E agora, antes de terminar 2009 e antes de Iron Man 2, que será lançado a partir de maio de 2010, Downey Jr. colocou seu chapéu de herói para estrelar outra ficção legendária e favorita do público. Ao contrário de outras personagens encenadas em filmes anteriores, nos quais a personagem era esnobe e um perfeito gentleman vitoriano, Downey Jr. não se comporta como tal. Muitas vezes, seu comportamento chega às raias da malandragem, quando usa dispositivos para abrir portas fechadas, truques de química e participa de lutas de box para chegar até os bandidos como Sherlock Holmes.


Holmes dá uma virada na frase "Afofe meu travesseiro" -
um Sherlock Holmes extremamente interrogativo (Robert Downey, Jr.)

Todos nós sabemos que não é a primeira vez que Sherlock Holmes, e sua extensa corte literária, foi trazido às telas do cinema e ao teatro. Existem fãs desde as séries dos anos 1930 e 1940 estreladas por Basil Rathbone.

O que quero dizer é que, uma vez que não li grande parcela das histórias originais de Sherlock escritas por Sir Arthur Conan Doyle, não posso afirmar se esta adaptação de 2009 segue literalmente seus contos. Estou avaliando como uma fã de cinema que está relativamente familiarizada com Sherlock Holmes, mas que não é, absolutamente, uma expert sobre a personagem.

Esta história de Sherlock tem Sherlock e Dr. John Watson (Robert Downey, Jr. e Jude Law, respectivamente) vencendo um vilão escorregadio conhecido como Lord Blackwood (Mark Strong). Com o praticante de ocultismo preso e logo executado por seus crimes, Dr. Watson decide que é hora de seguir para outro nível em sua vida: o "sagrado casamento".

Sherlock fica profundamente aborrecido (acho até que rola um ciúme meio homo na história...) pois seu prezado parceiro logo deixará o time, mas seu ar carrancudo logo se desfaz quando se descobre que Lord Blackwood ressuscitou dos mortos. Relutantemente, Dr. Watson volta a suas investigações para ajudar Sherlock a derrotar Lord Blackwood e seu esquema de dominação do mundo. Para tornar as coisas mais interessantes (ou complicadas, dependendo do ponto de vista) uma velha chama do passado de Sherlock, Irene Adler (Rachel McAdams), retorna a cidade justamente na hora da caça.


Dois britânicos e uma garota de Nova Jersey -
Dr. John Watson (Jude Law), Sherlock Holmes
(Robert Downey, Jr.) e Irene Adler (Rachel McAdams)

Não sei o que é mais peculiar: colocar no elenco o "lindo" Jude Law como Dr. Watson ou ver um diretor de cinema independente, Guy Ritchie (ex de Madonna), comandar um blockbuster. De qualquer maneira, gostei muito de Sherlock Holmes. É divertido e tem suspense, mas também é inteligente. E acho que é melhor que seja, já que o roteiro foi escrito por quatro pessoas (Lionel Wigram escreveu a história. Michael Robert Johnson, Anthony Peckham e Simon Kinberg fizeram o script).

Se você viu o trailer (e teve que ser trancado na Torre de Londres para poder perdê-lo) você já sabe que Sherlock Holmes é um ótimo filme de ação. Não é o corriqueiro gentleman afetado e adequado, que veste um sobretudo, fumando um cachimbo e dizendo que tudo é "elementar". Na verdade, ele não diz isso nenhuma vez. Este Holmes é inteligente, mas um tanto bagunçado, com o lado social um pouco prejudicado [ele é meio misógino e depressivo, além de paranóico, rsrsrs]. Ele também gosta de praticar artes marciais durante um caso ou se divertir lutando boxe nas arenas underground de Londres. Este é um Sherlock muito legal para a geração atual. Ele é tão rápido com ditos satíricos quanto é com um soco na garganta de um atacante repentino. Um dos prazeres do público é quando Holmes imagina como atacará um oponente detalhadamente, com seus pensamentos em slow motion, e depois executa os movimentos em tempo real (graças aos momentos “bullet-time” que foram usados de forma bastante econômica para que as pessoas não confundissem com uma citação de Matrix). Junto com sua extraordinária inteligência e habilidades para solucionar problemas, você tem uma combinação incrível para um herói de filmes. Sentiu o cheiro? Sim! É o aroma de uma "sequência".

Sim, Robert Downey, Jr. está ótimo como Sherlock. Se você já o curtiu no passado, especialmente em Iron Man, ou mesmo Chaplin, então você vai adorá-lo neste filme também.


Olá, Holmes. Você não teria algum Chianti [vinho]
em você, camarada? - Lord Blackwell (Mark Strong,

na frente) e Sherlock Holmes (Robert Downey, Jr., atrás)

Mas já chega de falar nele. Há outras figuras notáveis no elenco como Jude Law como parceiro-no-combate-ao-crime de Sherlock. Ele é bom. Simplesmente isso. Como o novo Sherlock, o novo Watson também derrota e bate nos bandidos. Eu gostei da idéia de Watson tentar seguir uma vida normal com sua noiva, Mary (Kelly Reilly), mas não precisa ser um Sherlock para ver que Watson adora o "jogo", não importa o quanto tente negar.

No começo parece que Lord Blackwood (Mark Strong) é o principal vilão do filme. É uma espécie de volta à velha rixa entre o científico (Holmes) e o sobrenatural (Blackwood). Embora Blackwood seja quase maligno e sua arte mágica o transforme em um adversário digno de Holmes, a galeria de vilões se expande gradualmente na medida em que a trama de desenrola.

Surpreendentemente, não há tanto de Rachel McAdams mas é bom vê-la quando aparece. Pode-se comparar Irene Adler com a “Mulher Gato” assim como Sherlock para “Batman”. Ela é das poucas pessoas que conseguem passar a perna em Holmes, não uma, mas duas vezes. Ambos têm "algo" entre si, mas suas ocupações impedem a relação, já que Sherlock deve prender criminosos e Irene é uma criminosa profissional. Embora as cenas entre McAdams e Downey, Jr. percam um pouco da química, são bem executadas.



Apenas as garotas más usam rosa....e um chapéu florido ....
carregando lindas rosas vermelhas. Sim, sou má, você sabe.
- Irene Adler (Rachel McAdams)

Em um pouco mais de duas horas Sherlock Holmes diverte do começo ao fim. Tem ação, mistério, viradas na trama e um pouquinho de romance. Os meninos irão gostar das lutas e as garotas adorarão as cenas de luta também. Ambos os sexos se divertirão com Holmes & Watson enganando todo mundo.

FONTE: http://movies.msn.com/movies/movie-critic-reviews/sherlock-holmes.9/

Captain Sir Richard Francis Burton: The Secret Agent Who Made the Pilgrimage to Mecca, Discovered the Kama Sutra and Brought the Arabian Nights to the West Captain Sir Richard Francis Burton: The Secret Agent Who Made the Pilgrimage to Mecca, Discovered the Kama Sutra and Brought the Arabian Nights to the West by Edward Rice



Eu já era curiosa a respeito desse aventureiro desde quando vi o filme "As montanhas da lua", que narra sua busca pela nascente do Rio Nilo. Essa sua façanha foi, no entanto, creditada pela Royal Science Academy para Livingstone. Estou lendo agora sua biografia em português, porém não imaginava que sua inteligência, argúcia e, ao mesmo tempo, simplicidade e complexidade eram tantas. Ele se interessava por tudo e, principalmente, em entender os costumes de todos aqueles com os quais convivia, a ponto de desenvolver um certo cinismo a respeito do comportamento de seus próprios compatriotas. Uma excelente leitura para quem se interessa por antropologia, história ou mesmo aventuras.

View all my reviews >>

Avatar





Inegavelmente Avatar é um ótimo filme. Mistura bem personagens humanos com os virtuais. Aliás, AVATAR, segundo o Houaiss, na crença hinduísta, é a descida de um ser divino à terra, em forma materializada [Particularmente cultuados pelos hindus são Krishna e Rama, avatares do deus Vixnu; os avatares podem assumir a forma humana ou a de um animal]. No caso do filme, o ser humano é que "sobe" ao mundo virtual e assume o corpo de um avatar que é criado de acordo com suas singularidades humanas, só que com alguns dons do povo de Pandora, que ainda têm uma estreita conexão com os outros seres naturais. Isso é uma alegoria, já apontada por Max Weber, do processo que o homem passou ao adotar o racionalismo como cosmologia, ou seja, o desencantamento do mundo, a separação natureza e cultura. Acho que é esse o principal mote de Avatar. Os humanos - como no séc. 19 - ávidos por explorar as riquezas e recursos naturais de Pandora, se vêem frustrados pelos nativos que, com sua visão de mundo, impedem seu acesso a estas riquezas. E qual o caminho mais fácil para consegui-la? A destruição do mundo nativo, que munido de arcos e flexas não têm chance contra o warfare humano. Será que vocês já viram esse filme antes? O filme se passa no século 22, mas é apenas uma repetição do que ocorreu no século 19 e parte do 20. O que não dá muita esperança para os que acreditam e pretendem um desenvolvimento sustentável, tomando como referência, agora no século 21 também, os resultados do COP15.
Enfim, Avatar, como Blade Runner, O Dia Depois de Amanhã, ainda mantém a certa teimosia humana de não renunciar à sua acumulação sem motivo, de adotar uma vida tecnológica, desligada das coisas, que paradoxalmente, nos torna humanos. Para Pandora, só resta mesmo recomeçar. Construir seu mundo a partir, não do zero, mas do um, já que para eles ainda sobrou a Árvore das Almas que ainda conecta seu povo com o seu passado.

5 regras universais da escritura

Neste post Isaac Sweeney compartilha algumas regras da escritura que acho muitos de nós serão beneficiados como bloggers. Isaac ensina na Escola de Escritores, Retórica e Técnicas de Comunicação na James Madison University (Harrisonburg, VA) e é autor publicado. Seu blog é Ways With Words.
Seja escrevendo um blog, uma novela, um artigo de jornal, uma peça ou uma poesia, algumas regras são universais.

1. Revise

Nada que é escrito fica perfeito logo na primeira vez. Na verdade, muitos escritores não se importam muito com seus primeiros rascunhos; eles dizem que a verdadeira escrita é feita quando se revisa.

Revisar e revisar as provas são coisas diferentes. A leitura de provas significa voltar e buscar erros, desde gramaticais até de digitação. Revisão não se trata de achar coisas erradas, mas encontrar o que tornará o texto melhor.

Algumas perguntas básicas a serem feitas ao revisar um texto são: Estou sendo consiso ou posso dizer esta mesma coisa com menos palavras? Meu leitor entenderá minha idéia? Preciso explicar melhor o que quero dizer? Um exemplo ajudaria? Como isso pode ser dito de forma mais impactante?

Todos os passos seguintes são também algo para se pensar ao revisar textos.

2. Leitura de prova: É “Definitiva,” Não “Desafiante”

Leitura de provas e revisão são diferentes (ver número 1). Leitura de prova não é simples, mas é mais simples do que revisar. Requer uma checagem de erros — gramática, ortografia, escolha de palavras, corrigir nome de lugares, etc.
Infelizmente, quando se trata de escritos rápidos como blogs, rascunhos que contem erros são publicados várias vezes. No processo, estes escritores (e subsequentemente, seus blogs) perdem credibilidade. Isto pode se traduzir em menos tráfego. Como se sabe, tráfego é a veia pulsante de qualquer website.

3. Estrutura importa: Começo, Meio, Fim

Devaneios e partes de um fluxo de consciência são divertidos e terapêuticos. Mas verdadeiros escritores pensam sobre estrutura antes de publicar. Eles mudam coisas de lugar e/ou planejam. Uma vez que o processo de escrever é sempre caótico, o escritor precisa pensar sobre a estrutura antes de mostrar o texto para qualquer leitor.
Estrutura é uma coisa divertida para experimentar, mas cada texto deve ter um começo, um meio e um fim. Este começo, meio e fim podem tomar diferentes formas — esta é a parte divertida — mas devem estar presentes.
Algumas questões básicas sobre estrutura são: Meu começo mantem o leitor interessado? O meio contém importantes informações enquanto mantem a atenção do leitor? O meu fim deixa uma impressão duradoura?

4. Não tenha medo de mudar

Como eu disse, o processo de escrever é quase sempre caótico. O significado das palavras muda. O vocabulário dos leitores diferem. Talvez sua pesquisa planejada seja impossível por causa do desastre natural na Cidade X.
Qualquer que seja o caso, todos os bons escritores enfrentam a adversidade e se adaptam. Talvez um desastre natural seja extremo, mas fechar sem salvar o arquivo acontece com os melhores. Então o escritor deve adquirir algum tipo de antivirus para o computador — isto é uma mudança.
Pode ser tão frustrante quanto uma idéia que some sabe-se lá para onde, e o escritor é forçado a dispender horas de trabalho na lixeira digital. Algumas vezes mudar é tão básico quanto se adaptar no processo de escrever. Pode não haver tempo para o rápido esboço que o escritor faz antes de começar; em vez disso, o escritor trabalha direto em um rascunho, sobrando ainda tempo para revisar.

A vontade de mudar de um escritor é necessária.

5. Revise: Estou repetindo um objetivo

Não é possível insistir o suficiente na importância da revisão. Revisar tanto quanto possível. Um texto nunca está perfeito, mas o escritor deve sempre buscar a perfeição.

FONTE: http://www.problogger.net/archives/2009/02/13/5-universal-writing-rules/

A Arte Perdida de Evitar e Administrar Conflitos


Devo admitir que a razão para traduzir esta matéria é para realizar, para mim mesma, o aprendizado que é a administração de conflitos. Pela recorrência, quando se refere a trabalho, vida pessoal, amorosa, o que for, esse parece ser um assunto bastante nevralgico nas relações humanas. Mas o segredo, acho, é sempre continuar tentando.




Nossa relação com os outros parece estar sempre relacionada a fazer nossa existência complicada e estressante. Todos nós devemos admitir que estamos praticamente brigando sobre todas as coisas mais sem significado no mundo desde que a negociação parece ter se tornado uma arte perdida. Entretanto, mesmo sendo difícil, devemos aprender que é melhor desistir às vezes e que nem sempre estamos certos.


Mas se o conflito ainda ocorre lembrem-se que a melhor maneira de resolvê-lo é através da empatia. Imaginem-se na posição do outro e decidam se vale a pena ou não continuar a discussão. Levem os argumentos dos outros em consideração e você conseguirá administrar cada tipo de situação facilmente.


No trabalho - muitos conflitos são causados pelo trabalho e há muitos fatores que, combinados com o alto nível de stress levam a grandes desentendimentos de vez em quando.  Assim o que fazemos quando alguém tenta tomar o nosso posto ou se somos preteridos em uma promoção não importa o quanto tenhamos trabalhado? Definitivamente, a primeira coisa que nos vem a mente é ir e dizer uma porção de coisas às pessoas. Entretanto, mesmo que as ações dos outros não nos afetem não vale a pena em fazer tal coisa; podemos também comprometer nossa posição ao começar uma briga no trabalho. O que podemos fazer é ter uma atitude muito relaxada, fazer o nosso melhor e mostrar a todos que aquele trabalho é nosso e que nele iremos permanecer. Ao mostrar que não nos importamos com as coisas negativas que acontecem ao nosso redor, ganharemos pontos e pareceremos mais professionais.


Se seu chefe é o problema e achamos que ele nos trata, e aos outros, de forma injusta temos todo o direito no mundo de nos queixarmos. Entretanto, é preciso que estejame que podemos demonstrar alguns problemas reais. Fiquemos calmos e não nos esqueçamos que o chefe ainda é uma autoridade! Em casos mais sérios podemos pedir conselhos de um advogado para nos certificarmos de que estamos fazendo a coisa certa.


E se alguém quebrar nossa xícara favorita ou mexer e desorganizar nossos arquivos não façamos uma tempestade por causa disso! Aquela pessoa provavelmente se sente mal o suficiente por causa disso! Uma simples observação será suficiente. Assim como as fofocas, não as deixe chegar até mós. Comentários são parte da vida de todas as pessoas de sucesso.




Em casa – a nossa casa deve ser um lucar para relaxar. Mesmo assim, brigas ocorrem com frequencia na maioria das famílias por causa das tensões do trabalho, frustrações e pouco tempo de convivência podem facilmente nos fazer perder a paciência. Os conflitos familiares são muito difíceis de lidar pois eles nem sempre se baseiam na racionalidade e sentimentos fortes e sofrimentos estão envolvidos. Então, o que podemos fazer?

Pais e filhos: a diferença de gerações sempre causou um monte de discussões seja sobre música, estilo de vida ou amigos. O que devemos saber é que nossos pais só querem nosso bem, mesmo que eles possam parecer um pouco (ou muito)exagerados não faça uma tragédia disso. Certamente, ninguém gosta de ouvir com quais amigos devemos nos dar bem ou sair, mas antes de gritar, pense melhor. Eles podem estar certos ao ver coisas que nós não vemos. E se eles apenas estão tentando nos proteger, discutamos calmamente e expliquemos nossas razões para fazer determinadas escolhas (mesmo se uma grande tatuagem no braço não seja muito fácil de explicar). Aceitem compromisso mesmo não gostando. Provemos que podemos ser responsáveis e que podemos pensar de forma autônoma e, mais importante, não os ofenda ou fale coisas desagradáveis. Você se arrependerá depois!


Casais: quando se refere a casais, o assunto se torna ainda mais complicado já que os sentimentos podem ser atingidos de muitas formas. Gritar, acusar e ameaçar sobre voltar para a casa dos pais não ajudará uma relação, mas irá destruí-la. Uma relação deve sempre ser construída sobre a confiança e respeito, pois é por isso que duas pessoas são capazes de discutir praticamente qualquer assunto sem ficar envergonhado ou com medo. Arranjar algum tempo para o outro resolve a maioria dos problemas, mas quando tiver que encarar os outros faça o possível para não magoar os outros. Palavras raivosas ditas durante uma briga pode criar feridas que são difíceis de curar. Então, pensemos a razão de seu parceiro estar com raiva e não decida desde o começo que você está certo. Escutemos e não tomemos decisões precipitadas, pois arrependimentos não serão úteis mais tarde.




Em qualquer lugar – vemos as pessoas brigando em lojas, hotéis, estacionamentos, na rua; mesmo se não se conhecem, eles encontram uma razão para o conflito. Certamente, há muitas pessoas que não mostram o menor respeito ou que não têm experiência pois são totalmente incapazes de ter um cargo. O que é chato é que estas pessoas aparecem justamente quando menos precisamos delas. Mas, mesmo se olharmos para um atendente incompetente à nossa frente e tivermos vontade de esmurrá-lo, respire fundo, seja polido e espere. Podemos ser insuportáveis também às vezes (OK, talvez não tanto...) e podemos não gostar de tal comportamento. E assim, sendo calmo e respeitoso não faremos as coisas piores ainda do que já são!

Então, mesmo que muitas vezes seja extremamente difícil resistir à tentação de esmurrar alguém, lembremos que há soluções melhores para evitar e administrar um conflito. Tornemos nossa vida e a dos outros simples e aprazível!

Bem... sempre há uma esperança.

FONTE: http://www.zmelifetips.com/advice/the-lost-art-of-avoiding-and-handling-conflicts/

Trocando Livros

Um ótimo site para quem ainda é um leitor de livros, todos os tipos, é o Trocando Livros. Você adiciona os livros que você quer trocar e será informado por email quando um outro usuário se interessar por algum livro da sua lista. Você envia o livro para este usuário (pelo correio) e confirma o envio no site para ganhar 1 crédito. Com este crédito você poderá solicitar qualquer livro disponível no Trocando Livros. 1 Crédito = 1 Livro.

Já fiz minha primeira troca. É ótimo. Existem livros que ficam mofando na nossa estante e sempre temos pena de passá-los adiante, achando que ainda vamos lê-lo uma outra vez. Será que isso realmente acontece? Quantos livros assim, você tem na sua estante. Eu aprendi que nunca relerei meus livros, pois sempre estarei interessada em um lançamento, ou mesmo um livro antigo que ganhou uma nova edição. Assim, através do Trocando Livros terei sempre livros novos (essa é uma exigência, que os livros estejam sempre em excelente estado) pelo valor de uma postagem de correio.

Espero que vocês gostem da dica.

Estudo revela: felicidade é contagiosa

MAGGIE FOX - REUTERS

WASHINGTON - A felicidade é contagiosa, anunciaram pesquisadores. A mesma equipe que comprovou que obesidade e tabagismo se difundem em rede, demonstrou que quanto mais pessoas felizes você conhece, maior é a probabilidade de você mesmo ser feliz.

E ligar-se a pessoas felizes aumenta a felicidade da própria pessoa, segundo a equipe escreveu no British Medical Journal.

"Trata-se de um arrastão emocional", disse em entrevista por telefone Nicholas Christakis, professor de sociologia médica da Escola Médica de Harvard, em Boston, na quinta-feira.

Christakis e James Fowler, cientista político da Universidade da Califórnia, em San Diego, usaram os dados relativos a 4.700 filhos de voluntários do Estudo Cardiológico Framingham, um enorme estudo de saúde iniciado em Framingham, Massachusetts, em 1948.

Eles vêm analisando um tesouro de informações de folhas de acompanhamento que datam de 1971, rastreando nascimentos, casamentos, divórcios e mortes. Os voluntários também registraram informações de contato de seus amigos mais íntimos, colegas de trabalho e vizinhos.

Eles avaliaram a felicidade usando um teste simples de quatro perguntas.

"Perguntamos às pessoas quantas vezes na última semana: 1, elas curtiram a vida, 2, elas se sentiram felizes, 3, elas se sentiram esperançosas em relação ao futuro, e 4, sentiram que valem tanto quanto as outras pessoas", disse Fowler.

Sessenta por cento das pessoas que tiveram pontuação alta nas quatro perguntas foram avaliadas como felizes, e as outras foram classificadas como infelizes.

As pessoas que têm mais vínculos sociais -- amigos, cônjuges, vizinhos, parentes -- também são as mais felizes, mostraram os dados.

"Cada pessoa feliz a mais em sua vida torna você mais feliz", disse Christakis.

E a felicidade é mais contagiante que a infelicidade, constataram os pesquisadores.

"Se uma pessoa com que você tem contato social é feliz, isso aumenta em 15 por cento a probabilidade de você ser feliz", disse Fowler. "Um amigo de um amigo, ou amigo de um cônjuge ou irmão, que sejam felizes, aumentam suas chances em 10 por cento."

A equipe também está estudando a difusão da depressão, solidão e alcoolismo.

FONTE: http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art289018,0.htm

Cansaço Crônico

O cansaço/fraqueza pode estar simplesmente relacionado ao ritmo alucinante do cotidiano das pessoas ou pode ser um sintoma sério de mau estado de saúde. As dores e o cansaço físico passam a ser freqüentes devido a uma rotina estressante. Além dessas causas, o cansaço crônico pode ser provocado por problemas psicológicos; enfermidades ou doenças recentes; má alimentação; excesso de esforço físico e mental; gravidez; amamentação. Nós nos expressamos por meio de nosso corpo, e é justamente nele que se soma todo o estresse físico e mental. O cansaço é a debilitação das suas forças, causando fraqueza em um ou mais músculos do corpo. O cansaço pode ser provocado por noites mal dormidas ou por cansaço físico e muscular.
O cansaço físico também tem uma ampla correlação com o esporte. O excesso de treinamento acaba acarretando cansaço e, conseqüentemente, a fadiga muscular. A pessoa pode evitar o cansaço mantendo uma rotina de treinamento, se alimentando bem e tendo uma vida saudável.

Estes são alguns sintomas do cansaço:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Fraqueza
  • Baixa no sistema imunológico, causando enfermidades (por exemplo: resfriado)
  • Estresse
  • Anemia
  • Falta de energia
  • Desmotivação e desconforto
  • Desconcentração
  • Dificuldade em tomar decisões
  • Dificuldade em concretizar as tarefas do dia-a-dia

As causas mais comuns de cansaço e fraqueza do corpo são:

  • Falta de sono
  • Dificuldades para dormir (Visite o centro de especial de insônia,se esse for o seu caso)
  • Uma rotina de vida estressante e problemas específicos (tais como o fim de um relacionamento, problemas em casa, problemas no trabalho, excesso de trabalho) acabam gerando uma enorme carga de ansiedade e preocupação que acarreta sintomas físicos de estresse (visite também nosso centro de saúde sobre o assunto)
  • Excesso de atividades físicas geram cansaço e fadiga muscular
  • O turno de seu trabalho
  • Má alimentação. A alimentação incorreta pode deixar o organismo com falta de importantes vitaminas, minerais e macronutrientes fundamentais para o processo de energia do corpo
  • Gravidez. É muito comum, principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez a gestante sentir-se bastante cansada. Porém, depois do 4º mês, esse cansaço tende a desaparecer

Algumas enfermidades que podem ser a causa do cansaço:

  • Síndrome da fadiga crônica
  • Anemia
  • Hipotireoidismo (sub-função da glândula tireóide)

Algumas desordens de ordem psicológica que podem causar cansaço:

  • Depressão
  • Bulimia nervosa
  • Anorexia nervosa

Medidas que podem ajudar contra o cansaço e a fraqueza:

Descansar/Relaxar/Dormir bem:

  • Durma e acorde no mesmo horário todos os dias
  • Verifique se o seu quarto tem um ambiente relaxante. Certifique-se de que não haja algum fator que possa interferir no seu sono. Os fatores que mais atrapalham uma boa noite de sono são barulho, claridade e temperatura. Tente adequar esses elementos para que o seu quarto seja confortável e relaxante. Isso irá ajudar você a dormir melhor e, conseqüentemente, melhorará suas condições de cansaço e fraqueza
  • Faça refeições leves quando estiver perto da hora de dormir;
  • Encontre um tempo para relaxar antes de dormir - uma música relaxante ou um banho quente ajudam bastante
  • Tente tirar da mente problemas e preocupações

Alimentação:

  • Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia
  • Se você estiver abaixo do peso procure ingerir mais calorias e aumentar as porções de suas refeições
  • Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir
  • Se você estiver acima do peso, tente controlá-lo praticando atividades físicas e fazendo uma dieta balanceada

Perda de Peso / Atividades Físicas:

Quando a pessoa está fora de forma ela fica propícia a sentir mais cansaço do que uma pessoa que está em forma. A melhor maneira de entrar em forma é praticar atividades físicas. Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Procure começar com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar (se quiser saber mais informações sobre essa atividade visite nosso centro desse esporte) é um excelente exercício para iniciantes e o ajudará muito a introduzir um esporte no seu dia-a-dia. Isso o ajudará a manter uma boa forma e, conseqüentemente, você ficará menos vulnerável ao cansaço.

Estilo de vida:

Procure fazer algumas mudanças e adaptações no seu estilo de vida diário para tentar se livrar da carga de estresse. Com certeza isso o ajudará a ficar mais relaxado. Procure concretizar suas tarefas do dia e deixar um tempo livre para um pouco de lazer. Passar muito tempo deitado e levar uma vida sedentária não o ajudará livrar-se do cansaço.
Aprender a relaxar melhorará bastante o seu sono e o ajudará a se livrar de sintomas de estresse, como frustração, irritabilidade e cansaço. Procure descobrir quais são as causas do seu cansaço, como por exemplo, problemas de família ou no trabalho, e procure lidar com essas questões. Isso o ajudará a relaxar, livrando-o de uma carga de estresse desnecessária, e conseqüentemente, melhorará o seu sono e fará você se sentir mais disposto no dia seguinte.

Suplementos que podem ajudar:

ATENÇÃO: As informações abaixo tem o caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas em detrimento da orientação médica ou de um profissional de saúde. O consumo de suplementos não visa a cura ou a prevenção de doenças.
Multivitamínico: Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais. Muitas vitaminas e minerais são considerados nutrientes "essenciais". Porém, muitas vezes esses nutrientes não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser adquiridos pela alimentação ou por suplementação. Para obter todos os nutrientes essenciais para seu organismo é preciso ter uma dieta diversificada que inclua frutas, legumes, verduras, cereais, carnes, etc. Como hoje em dia é muito difícil uma pessoa conseguir ter uma boa alimentação todos os dias, ela acaba ficando com sérias deficiências no organismo e isso acarreta diretamente a falta de energia. Por isso, muitas pessoas recorrem a suplementos multivitamínicos para assegurar que o organismo esteja sendo suprido com as necessidades diárias desses elementos tão importantes.
Energéticos em Gel: São excelentes fornecedores e repositores de energia e se tornam ainda mais importantes para pessoas que se sentem cansadas e que precisam daquele gás para praticar atividades físicas ou apenas para se sentirem mais dispostas durante o dia. Em qualquer momento que você sentir cansaço físico ou mental, seja no trabalho, em casa, na escola, na praia, o uso de um energético em gel pode trazer grandes benefícios, melhorando sua disposição, atenção, e fazendo sua mente voltar a trabalhar com mais clareza. Eles são muito práticos para serem consumidos e transportados, podendo ser guardados até dentro do bolso.
Barras Energéticas: Barras energéticas são uma forma excelente e prática de aumentar a energia durante o dia. Essas barras são ricas em carboidratos, o que as torna normalmente muito gostosas. Elas podem ser consumidas a qualquer momento, seja durante a atividade física ou no trabalho.
Óxido Nítrico (NO2): O cansaço físico e fraqueza têm uma larga correlação com o esporte. O excesso de treinamento acaba acarretando cansaço e, conseqüentemente, fadiga muscular. Estudos demonstram que ácidos cetônicos, como os que são encontrados em suplementos de óxido nítrico, podem adiar significativamente a fadiga. O óxido nítrico (NO2) é essencial para pessoas que praticam atividades físicas e possuem tendência à fadiga muscular.

Conselho que gostaria de seguir

“Sorria, respire e vá devagar.” – Thich Nhat Hanh


Já teve um daqueles dias quando parece que não há um minuto para respirar, ficar sozinho para pensar, meditar ou relaxar? Um dia em que você se sente como a proverbial abelha ocupada, sem tempo de admirar o aroma das flores onde você pisa?

Leo nos deu algumas maneiras sábias para relaxar, simplificar, e viver mais devagar, mas você deve ainda achar ainda difícil por essas sugestões em uso. Ou, talvez para você, alguns dias passam tão lentamente, mas há sempre algum - ou muitos - durante o qual respirar parece impossível.

Nestes dias, em vez de uma noite, uma hora ou mesmo 15 minutos para relaxar, você poderia gastar 6 segundos?

Sim, isso mesmo… 6 segundos. É o tempo que leva para você se deixar respirar uma vez de forma bem relaxada. 2 segundos respirando através do nariz, e 4 segundo expirando através da boca. Agora mesmo, vou pedir a você para levar 12 segundos para uma experiência. No final desta sentença, pratique a respiração relaxante. … 2 segundos para dentro e 4 segundos para fora.

Isso mesmo. E uma vez mais no final desta sentença.

Mesmo esse pequeno intervalo de tempo – 6 segundos - pode ajudar seu corpo e sua mente a relaxar. Desacelere as batidas de seu coração. Deixe uma parte do stress ir embora.

Agora como você pode se dar o presente de respirações relaxantes durante o seu dia mais ocupado? Uma resposta é combinar uma respiração relaxante com uma atividade que aparece repetidamente durante seu dia. Por exemplo, vamos supor que você é uma secretária. Cada vez que seu telefone tocar, respire antes de atender. (6 segundos é menos do que o tempo que leva para o telefone tocar de novo, então ninguém perceberá que você está tirando um tempo para você.)

[...]

Leão albino... liiiiindo!

Existem coisas que, mesmo sendo, mutações da natureza, mostram toda a sua majestade. Este é o que eu chamo um gatão! :-)

"Nós acabamos de elegar um papa feminino." —Cardinal Alessandro Bichi, 1644






"Nós acabamos de elegar um papa feminino."
—Cardinal Alessandro Bichi, 1644


Hoje a Igreja Católica Romana afirma firmemente que as mulheres devem ser excluídas das posições de liderança da igreja, mas eles esquecem de dizer que por uma década do século XVII, uma mulher dirigiu, não oficialmente, mas de forma aberta, o Vaticano. Agora, Eleanor Herman expõe um dos maiores segredos da Igreja Católica, mostrando fatos que foram ocultados por 350 anos.


De 1644 até 1655, Olimpia Maidalchini, cunhada e amante do Papa Inocêncio X, dirigiu os negócios do Vaticano, nomeou cardeais, negociou com embaixadores estrangeiros, e amealhou para si uma parte do tesouro do estado papal. Diferentemente do Papa João do séc. XIX, cuja vida está envolta em mistério, a história de Olimpia está documentada em milhares de cartas, notícias e despachos diplomáticos.


Sabendo da dependência quase absoluta do Papa Inocêncio em relação a sua cunhada, o Cardeal Alessandro Bichi declarou raivosamente no dia da eleição de Inocêncio, "Nós acabamos de eleger um papa feminino." Os romanos penduraram faixas nas igrejas chamando-a de Papa Olimpia I. O cardeal Sforza Pallavicino deplorou a "poder monstruoso de uma mulher no Vaticano." Um contemporâneo escreveu que as mulheres que as mulheres deveriam também se tornar padres, uma vez que uma delas já foi papa.


Nascida em circunstâncias modestas, Olimpia quase foi forçada a entrar em um convento com a idade de 15 anos devido à falta de dote. Ela usou da esperteza para escapar, e jurou nunca ser pobre e indefesa novamente. Durante sua vida, Olimpia vingou-se de qualquer um que tentou aprisiona-la ou retirar seu poder. Mas sua vingança em relação ao papa que a amou ficou reservada para depois de sua morte...


No séc. XVII, Roma era o orgulho do mundo na arte mais gloriosa e no espetáculo, mas também sofria com a fome, enchentes, devastação de florestas e peste bubônica. O mundo de Olimpia era cleptocrático; todos, desde o servo mais baixo até o parente mais nobre do papa roubava desavergonhadamente tanto quanto possível. O nepotismo era declarado e os papas gastavam grandes somas e bens para seus sobrinhos ao invés de ajudar os pobres. Os pontífices mortos eram deixados nus no chão do Vaticano porque seus servos roubavam a cama e pilhavam o corpo. A Senhora do Vaticano traz para a vida não apenas a mulher e a igreja, mas toda uma civilização em toda a sua grandeza... e em toda a sua ignomínia.

Made in China

Minha João Pessoa linda

Bela árvore de ipê que é uma das atrações turísticas na cidade nos meses de dezembro e janeiro. Não é raro encontrar turistas aproveitando-se do colorido do céu azul e o amarelo das flores de ipê. João Pessoa é chamada de cidade das acácias, mas acho que a planta a ser homenageada não deveria ser esta. O ipê é típico de todo o Brasil, pois pertence à mata atlântica. Acho que deveria ser a árvores símbolo de todas as cidades.

Roubo de fogos


Minha gente, uma coisa inédita aconteceu nesse ano novo aqui em João Pessoa. Estávamos todos na praia, aguardando o show pirotécnico antes do show de Zeca Baleiro, quando o mestre de cerimônias entrou para dar um aviso. Disse ele que tinha péssimas notícias e logo entramos em pânico pensando que a razão de estarmos todos na praia, de pés descalços, sentados na areia, não tinha vindo fazer as honrarias.


Meu Deus!!! Zeca Baleiro nos deu o bolo. Mas que nada, o cara vinha nos avisar que vândalos haviam roubado a balsa que estava com meia tonelada de fogos, para pipocar na passagem de 2007, havia sido roubada.


Fato inédito, bem observado por um transeunte que disse: -- Já vi roubarem tudo na vida, mas é a primeira vez que vejo roubarem fogos. Pois é, apesar a atração principal ter vindo e ter dado um ótimo show, a passagem do Ano ficou até um pouco sem sal. Todos gostamos de brindar ao som do espocar dos fogos de artifício. Os namorados se beijam, os amigos se abraçam, tudo ao som dessa trilha sonora tão própria à passagem de ano. Mas que pena, não tivemos isso esse ano. Bem, mas o que importa mesmo é a diversão e, depois da frustração, jogamos nossas sandálias pra cima e entramos no ritmo do Zeca, que fez uma belíssima homenagem aos artistas paraibanos.


Logo após veio o show de Totonho e os Cabras, um artista local, que também deu uma palhinha junto com Zeca e finalmente para entrar na madrugada, amanhecendo com a Orquestra de Frevo. Foi uma noite muito legal, praia lotada, gente calma sem brigas, só muito reggae, carimbó e depois os pés doídos.

Adeus a Joseph Barbera

Esta notícia, embora tendo sido publicada em 26/12/2006 acho que pode interessar diretamente a um aluno de Ciências Sociais, Cleiton, que ainda conserva seu lado criança de forma espontânea e sem subterfúgios:

Foi uma dessas notícias que saem em um cantinho do jornal, ou de uma revista e quase ninguém dá importâcia. Mas vi, no site da Magazine TV, notícia sobre a morte de um dos cartunistas mais famosos do mundo, Joseph Barbera.

A notícia foi dada pelos estúdios Warner Bros e ele morre aos 95 anos de causa natural. Ele foi um dos fundadores da empresa de desenhos animados Hanna-Barbera, e foi responsável pela criação de desenhos que animaram a infância de boa parte dos cinquentões e quarentões de hoje em dia.

Aliás, os desenhos da Hanna-Barbera, competiam em popularidade com os da Disney e eram de uma graça ingênua, como hoje não se encontra mais, já que estamos cercados por extra-terrestres, mutações genéticas e outras anomalias. Não existe mais espaço para as trapalhadas de Tom e Jerry, a covardia e a gula de Scooby-Doo e Salsicha, a mistura da tecnologia da idade da pedra d'Os Flintstones e o universo hi-tech d'Os Jetsons. Joseph Barbera foi bancário, antes de se dedicar exclusivamente aos desenhos animados, e chegou a ficar desempregado e passar dificuldades financeiras, antes de se tornar uma lenda da animação.

Caixão e vela preta: A MORTE DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA UERN

Hoje tive uma notícia que me deixou muito triste. A totalidade dos 200 mil reais aprovados pela FINEP para a UERN vai ser destinada às ciências naturais. Nem sequer um tostão desse dinheiro será aplicado na melhoria e no fomento de pesquisa na área de ciências humanas. Provavelmente o restante dos recursos do orçamento da universidade, que não seja para pagar pessoal, irá em sua grandissíssima maioria para essas áreas também.

Diante desse quadro e das condições de trabalho que, principalmente, os professores dos cursos da FAFIC têm enfrentado, estou bastante desanimada e mesmo deprimida com o trabalho na UERN. Para nós das ciências humanas, parece que quanto mais se trabalha menos se recebe de volta. É revoltante doutores que não têm sequer uma sala para atender alunos, para estudar e desenvolver suas pesquisas. Não podemos trabalhar nem sequer com documentários, porque temos que ficar mendigando uma sala com DVD em outros departamentos ou trazer o nosso próprio de casa. Não existem livros, equipamentos mínimos e nem mesmo salas de aula suficientes. Estamos com uma biblioteca sucateada e ainda se dá a desculpa de que devemos utilizar os livros existentes e disponíveis na Biblioteca Central. Ora, nós temos que dar aulas com o melhor disponível. E não ficar eternamente nivelando por baixo. Muitos estão sobrecarregados em aulas de graduação, cuja qualidade dos alunos diminui bastante a possibilidade de crescimento teórico-metodológico e profissional.

Acho uma vergonha também que se tenha que ocupar "cargos" para se ter algum aumento salarial, prejudicando assim a verdadeira tarefa do pesquisador.

Conversando com Fernanda há algumas semanas , levantamos a possibilidade das áreas de Ciências Sociais, Serviço Social e Educação pensarem na possibilidade de se criar conjuntamente uma pós-graduação stricto sensu, já que não temos doutores suficientes para os cursos independentes, pelo menos nas duas primeiras áreas citadas.

Ficou de agendarmos uma reunião com as pessoas interessadas para pensarmos em temáticas em comum sobre a qual pudéssemos construir um APCN. Eu proponho que seja em uma quinta-feira, de preferência amanhã ou no mais tardar dia 03/08/2006, a tarde. Gostaria de receber contra-propostas de data o mais rápido possível.

Gostaria de deixar claro também que esta proposta tem que ser construída e elaborada pelos professores interessados e não ficar a cargo de nenhuma pró-reitoria. Somos nós que temos que criar e somos nós que temos que gerir. A PROPEG é apenas um intermediário entre nós e a CAPES. Gostaria que fôssemos pensando também em nomes, com experiência na criação de cursos de pós-graduação stricto sensu, que nos pudessem assessorar para o encaminhamento de uma proposta de qualidade.

Temos também que fazer uma espécie de planejamento para o aumento do número das nossas publicações, pois temos concorrido, com enorme desvantagem, com os doutores das ciências naturais que são em maior número e também que parecem produzir artigos em série.

Espero que marquemos logo essa reunião, pois eu gostaria de ter outras pessoas para compartilhar algumas angústias e procurar alternativas para, pelo menos, minorá-las.

Folha de S.Paulo - Pós-lulismo progressista

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS [texto publicado em 28/02/2005]


A perplexidade causada pela crise política brasileira reside no fato de Lula ora parecer apenas a ponta do iceberg, ora parecer o iceberg todo. Por agora é difícil identificar o perfil da crise. Uma coisa é certa: o Brasil entra penosamente em um novo período político, um período que podemos designar de pós-lulismo. É ainda cedo para definir o legado histórico do lulismo enquanto forma de governo. Para já, ele parece ter constituído o mais inquietante disfarce histórico do neoliberalismo nos últimos 20 anos, ou seja, a conversão mais elaborada, ainda que talvez involuntária, do mais lídimo representante dos oprimidos (pela sua trajetória e pelo seu peso eleitoral) em um gestor atípico da globalização neoliberal.

O pós-lulismo pode ocorrer por várias vias: impeachment, desistência de Lula a um novo mandato, candidatura seguida de derrota. A via certamente menos onerosa, mas também a mais improvável, dadas as circunstâncias, seria um pós-lulismo conduzido pelo próprio Lula: demissão imediata da equipe econômica, redução do superávit e aumento do salário mínimo e reforma do sistema político, de modo a torná-lo mais transparente e democrático.

O problema central da esquerda brasileira é saber se o pós-lulismo será também o pós-petismo. A descaracterização do petismo por parte do governo Lula foi tão maciça e tão caricatural -montar um esquema de corrupção para fazer aprovar políticas de direita e garantir, daqui a uns anos, a presidência a um político sem qualquer credencial para o cargo, José Dirceu- que, paradoxalmente, o PT tem todas as condições de sair reforçado no pós-lulismo. Basta, para tal, que tenha a coragem de assumir em pleno o ideário político e ético que lhe permitiu captar a esperança de tantos milhões de brasileiros.

Todos as crises políticas são processos de emergência e, por isso, vistas apenas pelo seu lado negativo. O primeiro elemento positivo é que as próximas eleições brasileiras serão talvez as mais livres e transparentes da história recente da democracia representativa, não só no Brasil como no mundo. O PT tem tudo a ganhar com esse fato, sobretudo porque a sua base social e política parece estar disponível para uma nova tentativa, desde que assente em um pacto político e não mais em um cheque em branco. O segundo elemento positivo é a emergência da estatura política de Tarso Genro. Acompanho de perto a trajetória e a reflexão políticas de Tarso Genro e não tenho dúvidas ao considerá-lo um dos políticos de esquerda mais bem preparados do mundo: alia como poucos a mais sofisticada elaboração teórica à mais consistente prática política. O seu nome é hoje uma referência incontornável no pensamento e na prática da nova esquerda, tanto na América Latina como na Europa.

A descaracterização do petismo foi tão caricatural que o PT tem todas as condições de sair reforçado no pós-lulismo


O seu nome internacional emergiu com a experiência do orçamento participativo em Porto Alegre, considerado pela ONU como uma das grandes inovações urbanas do final do século 20. Ninguém melhor que ele para conduzir o processo de articulação entre democracia participativa e democracia representativa num PT refundado. Com a entrada no governo Lula, ganhou a dimensão nacional que há muito lhe era devida. Tarso Genro e Celso Amorim foram os dois melhores ministros de Lula, aqueles que com mais êxito brandiram o petismo contra o lulismo.

Considero a reforma universitária levada a cabo por Tarso Genro uma das mais progressistas do mundo: depois de anos de abandono exigido pelo neoliberalismo, retoma-se a prioridade da universidade pública na construção de um projeto de país; vincula-se a escola pública de nível médio ao ensino público superior e impõem-se marcos regulatórios claros para as instituições privadas de ensino; instituem-se novos padrões de financiamento para a universidade e constrói-se concretamente a autonomia; assume-se plenamente a necessidade de bolsas para alunos de baixa renda, começando com as bolsas do Prouni, seguidas do sistema de quotas para afrodescendentes e índios; criam-se novas exigências de qualidade, ao estabelecer mínimos de doutores e mestres entre os docentes; põe-se um travão à globalização neoliberal da universidade ao estabelecer um limite de 30% à participação do capital estrangeiro nas empresas de educação superior. Nenhuma reforma assentou em um diálogo tão profundo com a sociedade civil como essa, até a terceira versão, já pronta para tramitar no Congresso Nacional.

Um partido que gerou políticos da estatura de Tarso merece olhar o futuro com confiança. Mas tal só ocorrerá se o PT controlar a pulsão fraccionista de molde a fazer dela gérmen da diversidade na união, e não fator de fragmentação em lutas fratricidas pelo poder.

Há muitos anos, em Brasília, em conversa com o presidente Fernando Henrique, que respeito apesar das muitas divergências políticas que nos separam, eu tentava contrariar o slogan, então (e hoje?) muito atual, "a esquerda é burra", invocando a alta qualidade política de Tarso. O comentário de FHC, para o qual não pediu confidencialidade, espantou-me: "Desse eu teria medo, mas descanse, Boaventura, o PT nunca o indicará". Para o bem do futuro progressista da sociedade brasileira, desejo ardentemente que ele tenha se enganado.


Boaventura de Sousa Santos, 64, sociólogo, é professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). Autor de, entre outros livros, "A Universidade no Séc. XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade" (Editora Cortez, 2004)."

Dominguinho

Hoje é um dia que tenho passado a valorizar cada vez mais. O domingo que antes era sinônimo de tédio, solidão, para mim hoje, retirando-se o tédio, a solidão é bem vinda. A vida sendo levada nessa correria, sem tempo para você mesmo ou de fazer coisas prazerosas não tem muito sentido. Por isso, curtir um domingo em casa, lendo, vendo um pouco de tv [lógico que não a tv aberta], ouvindo só o silencio é D+.

Comer, comeer: Gazpacho

Receitas Simpes: Gazpacho


A sopa Gazpacho foi inventada para o verão. Refrescantemente fria nos dias quentes de verão, esta sopa clássica espanhola combina deliciosamente o melhor das verduras e legumes de verão. Certifique-se de usar os ingredientes mais frescos, de maior qualidade para esta sopa.


6 tomates maduros, descascados e picados
1 cebola roxa, picada bem fina
1 pepino, descascado, e picado
1 pimenta de cheiro picada
2 aipo picado
1-2 Colheres de sopa de chopped fresh parsley
2 Colheres de sopa de chopped fresh chives
1 dente de alho amassado
1/4 xícara de vinagre de vinho tinto
1/4 xícara de azeite
2 Colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de chá de açúcar
Sal e pimenta para dar gosto
6 gotas ou mais de molho de Tabasco para dar gosto
1 colher de chá de molho inglês
4 xícaras de molho de tomate

Combine todos os ingredientes. Misture levemente até a consistência desejada. Coloque em um recipiente de vidro, vede bem com uma tampa e deixe na geladeira toda a noite, permitindo aos sabores se misturarem.

8 porções.

Mais uma contribuição de minha amiga Maria Sandra

VEJA COMO ALCOOL FAZ BEM

TEORIA INTERESSANTÍSSIMA !!! leia ate o final!!

Quando uma manada de búfalos é caçada, só os búfalos mais fracos e
lentos, em geral doentes, que estão atrás do rebanho, são mortos primeiro.
Essa seleção natural é boa para a manada como um todo, porque aumenta a
velocidade média e a saúde de todo o rebanho pela matança regular dos seus
membros mais fracos.
De forma parecida opera o cérebro humano: beber álcool em excesso, como
nós sabemos, mata neurônios, mas, naturalmente, ele ataca os neurônios mais
fracos e lentos primeiro.
Neste caso, o consumo regular de cerveja, cachaça, whisky, vinho, rum,
vodka e afins , elimina os neurônios mais lentos, tornando seu cérebro uma
máquina mais rápida e eficiente...
E mais: 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de
álcool. Isto significa que os outros 77% dos acidentes são causados pelos
filhos da puta que bebem água, suco ou refrigerante.

Colabore!!

Seja inteligente!

JÁ PRO BOTECO!!!

AMIGAS FAZEM MUITO BEM À SAÚDE!

Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial.
Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar nosso futuro. Constituem um remanso, diante de um mundo real cheio de tempestades e obstáculos.

As amigas ajudam-nos a preencher os vazios emocionais de nossas relações com os homens e ajudam-nos a recordar quem nós somos, realmente. Após 50 anos de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres.

Os pesquisadores, homens em sua maioria, surpreenderam-se com os resultados desses estudos. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao stress, elas sentem a necessidade de proteger seus filhos e de agruparem-se com outras mulheres. Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, que reduz o stress mais agudo e provoca um efeito
> >> calmante. Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona, que os
homens produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam a produção do hormônio oxitocina.

Após repetidos estudos, demonstrou-se que os laços  emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.

Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que as mulheres geralmente vivem mais do que os homens. As mulheres que não estabelecem relações de amizade com outras mulheres não mostram os mesmos resultados em sua saúde.

Assim, ter amigas nos ajuda não somente a viver mais, como também a viver melhor.

O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher, maior probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável. Não contar com amigas próximas pode ser tão prejudicial para a saúde quanto a obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo.

Nesse mesmo estudo, foi observado também como as mulheres superam um momento crítico, como a morte do cônjuge, e percebeu-se que as mulheres que podiam confiar em suas amigas reagiram sem doenças graves e recuperaram-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar. O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!!!!!!!!!!

Não é bom saber disso?