sábado, 30 de janeiro de 2010

Invictus (2009)

O nome do novo filme dirigido por Clint Eastwood, e protagonizado por Morgan Freeman como Mandela, se refere aos versos de um poema de William Ernest Henley, (poeta e escritor inglês, 1849 – 1903) transcrito abaixo:

Out of the night that covers me,
Black as the Pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds, and shall find me, unafraid.

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,

I am the master of my fate;
I am the captain of my soul.

Representam também as palavras que consolavam Nelson Mandela, nas horas mais difíceis dos 27 anos em que esteve preso. Foi pensando nelas, que ele se armou para preservar seu espírito de qualquer tipo de ódio que ele pudesse vir a ter por aqueles que o encarceraram.

Até quando?

Gostaria de saber até quando o governo brasileiro vai continuar conivente com a evidente ditadura que se instalou na Venezuela. Chavez, uma mistura antipática de bufão trapalhão e ditador de esquerda boquirroto, tem tomado atitudes que ameaçam qualquer saída democrática para a América Latina - sorte que ainda tem poucos seguidores -, adotando um ideário que há muito está obsoleto. Acho que nem os marxistas contemporâneos adotam mais tal discurso, nem tais atitudes inconsequentes. Esse mundo em que vive Chavez, ficou lá pelos meados do século passado.
Como resultado de suas idiosincrasias a Venezuela vive, neste momento, protesto de estudantes - devidamente dispersado pela polícia, com morte de adolescentes -, demissão de diretor do Banco da Venezuela, renúncia de vice-presidente e ministro da defesa (eram a mesma pessoa) e nomeação para vice do Ministro da Agricultura. Mesmo com essa bagunça declarada em seu próprio país, ela ainda de atreve a, de vez em quando, mostrar aos outros como deve ser uma "democracia" ou a saída para a pobreza de um país.

Aconselho a leitura do artigo de Alberto Dines, A importação indevida, no Observatório da Imprensa.

Internet Slang words - Internet Dictionary - InternetSlang.com

Encontrei esse dicionário de internetês, ou seja, todas aquelas siglas e abreviações que a gente nem sempre entende. Tem umas mais fáceis tipo LOL = laughing out loud, ou AKA = also known as. Mas tem umas coisas que são quase desconhecidas como AAP = always a pleasure, A3 = anywhere, anytime, anyplace, AISI = as I see it. Podem ser engraçadas com as que a gente usa quando está acabando de conhecer alguém ASL = age, sex, location e as meio misteriosas e para troca de segredos como 4YEO = for your eyes onlu.
Entrem no site: Internet Slang words - Internet Dictionary - InternetSlang.com e divirtam-se descobrindo novas formas de digitar mais rápido :L

Vida animal virtual

É impressionante o número de sites que defendem os animais na web. Isso me chamou a atenção a partir de uma campanha que correu o Orkut afora, e que já era uma reação a uma notícia publicada no jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS), sobre o assassinato bárbaro de uma cadelinha na cidade. E como diz a Cora Ronái em seu blog, "deixou os leitores gaúchos em estado de choque. Do jornal ela saltou para blogs, grupos de discussão e caixas postais". Eu mesma tomei conhecimento desta campanha através do Orkut. A descrição da comunidade criada com o nome Prendam os assassinos da Preta, relata o que aconteceu com a cadelinha:
"Preta era um cadela de rua que foi amarrada por jovens no pára-choque de um veículo e arrastada por mais de cinco quadras. Pedaços do animal e dos filhotes que nasceriam em um mês ficaram espalhados pelo asfalto.
Essa crueldade ocorreu em Pelotas-RS, em 09 de março de 2005.
Embora Preta tenha sido morta na madrugada de 9 de março, uma quarta-feira, a ocorrência foi registrada somente na madrugada do dia 06/04. Desde aquela noite, as pessoas que costumavam ajudar a cadela e freqüentar o bar onde ela foi amarrada ao pára-choque de um automóvel Ka estavam reunindo provas para fazer a queixa.
A polícia está ouvindo testemunhas, mas já tem três suspeitos. O Ministério Público aguarda a conclusão do inquérito para definir quais providências pode tomar em relação ao caso."

Livros

Um dos gêneros literários que gosto, quando bem escrito e quando a vida é bem vivida, é memória, biografia. É impressionante quantas vidas foram construídas com tanto significado, sacrifício, alegrias e tristezas. Uma boa sugestão é o livro Desilusões de um americano, de Siri Hustvedt.

A escritora é americana, porém, descendente direta de imigrantes noruegueses e está em seu quarto romance, no qual "cria uma história muito pessoal, em que ficção e realidade se misturam livremente, gerando na mente do leitor uma sensação da mais abrangente intimidade. Construindo a narrativa com enganadora simplicidade, Hustvedt desdobra com maestria os atos e pensamentos de seus personagens de maneira a iluminar os desvãos nem sempre amenos da mente humana."

MP3

Para quem é fã de música, foi lançado, acho que recentemente, pois só soube hoje rsrsrs do Google MP3 para busca de arquivos. O link é http://www.mp3.portalartesom.com/

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Novidade

O Library Thing, site de troca de sugestões de leitura, semelhante ao GoodReads, agora está em português. Cliquem no nome para verificar. É legal!

A surpreendente morte de Brittany Murphy

FONTE: http://www.abril.com.br/noticias/diversao/hospital-confirma-morte-brittany-murphy-521558.shtml

A atriz Brittany Murphy, 32 anos, que tinha uma carreira promissora em Hollywood, foi mais uma vítima do estilo de vida sem sentido e excessivo dos atores. Morreu de overdose às 8h do domingo passado em Beverly Hills. Ela havia trabalhado em bons filmes como “Garota, Interrompida” e “Sin City”, mas como todo ator também, resolveu fazer dinheiro em um filme como "As patricinhas de Beverly Hills".

De qualquer forma sempre lamento a morte de alguém jovem, que poderia dar um sentido à vida ao desenvolver um talento.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Memórias frutíferas

Se tem uma coisa que morro de saudade da minha infância, e que as crianças de hoje não têm mais quase o privilégio, é de ter vivido em um lugar que tinha muito lugar para correr, esconder-se e brincar todo tipo de brincadeira ao ar livre.

As bananeiras ainda existem, mas estão bem fraquinhas.

Fui criada em um bairro, que ainda estava em formação e havia muitos terrenos ainda sem muro, cercas e uma casa aqui outra acolá. Mas o que dava gosto mesmo eram as fruteiras. João Pessoa sempre foi uma cidade de muitas fruteiras. O desenvolvimento urbano só fez acabar com elas e, mesmo assim, em algumas ruas elas ainda servem de arborização.

No lugar de algumas fruteiras, temos um pé de pau brasil
que nessa época do ano fica florido e cheiroso.

Na casa onde eu morava, onde até hoje mora minha mãe, tínhamos todos os tipos de fruteiras: goiabeira, mangueira, pés de pinha, bananeiras, abacateiro, pitangueira, cajueiro, limoeiro, pé de sapoti, coqueiros, limoeiros e chegamos a ter até uma laranjeira - que em toda sua vida só deu uma laranja rsrsrs.

Ao longo dos anos as frutas mudaram, porque os pés ficavam velhos e tinham que ser arrancados, mas até hoje ainda podemos desfrutar - êta palavrinha apropriada rsrsrs - do que o nosso quintal nos fornece.

No lugar da goiabeira, temo araçá, que é da mesma família
só que bem pequena, dá em cachos e é meio azedinha.

Estamos também em plena safra de seriguela. Hmmm é muito bom comer à sombra do pé.



A pinha, ata ou fruta-do-conde era tanta que até
hoje eu não faço mais questão de comer, pois enjoei.



E finalmente, o pé de sapoti, que dá grande parte da sombra do nosso quintal hoje.

São essas e outras coisas que me fazem falta quando estou distante de casa. A tranquilidade, o espaço para meus cachorros vagarem livremente sem ter que vigiá-los todo o tempo.
E acho que Baby é meio budista, ela leva uma vida contemplativa rsrsrs.

Houve um tempo também que a família armava as redes debaixo da mangueira. Meu pai ouvia rádio de ondas curtas. Ainda me lembro da Deutche Welle, Rádio Voz da América e ainda Rádio Tirana, da Albânia, que transmitiam, todas em português, e ficávamos sabendo coisas de terras distantes. Bem, hoje tem a internet, mas tudo na memória tem um gostinho diferente...

Um consolo para os gordinhos

Pessoas "ligeiramente acima do peso" vivem mais que muito magros

da BBC


Pessoas ligeiramente acima do peso tenderiam a viver mais do que quem é obeso ou está abaixo do peso normal, segundo uma pesquisa publicada na revista científica "Journal of American Medical Association".
O estudo feito pelo Centro Americano de Controle de Doenças analisou dados de três pesquisas americanas sobre saúde e nutrição realizadas nos anos 70, 80 e 90.
Os pesquisadores utilizaram o índice de massa corpórea (IMC), que é o peso dividido pela altura ao quadrado. A faixa de IMC de pessoas normais vai de 18,5 a 25, sendo que um índice acima de 30 caracteriza obesidade.
Eles descobriram que pessoas com o IMC acima de 25, mas abaixo de 30, não teriam uma expectativa de vida menor.
Obesidade ruim
A maior expectativa de vida foi encontrada em pessoas com IMC de 25, na fronteira entre o peso ideal e estar acima do peso.
Outra descoberta do estudo foi que o risco de morte ligado à obesidade diminuiu ao longo das décadas.
Eles dizem que isso acontece porque as pessoas vêm adotando um estilo de vida mais saudável e contando com melhores recursos da medicina.
Especialistas, entretanto, afirmam que o estudo apenas levou em conta a expectativa de vida das pessoas e não doenças relacionadas com excesso de peso.
"Não existe a menor dúvida de que ser obeso é ruim para você", diz William Cochran, nutricionista do Sistema de Saúde Geisinger, na Pensilvânia, Estados Unidos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Chanana

Aos maliciosos de plantão, Chanana é o nome da flor Turnera ulmifolia, que por sinal enchia o quintal da minha casa de infância quando cheguei aqui em João Pessoa no fim de 2009. Não sei porque no Brasil não se valoriza as flores silvestres, elas não precisam de tantos cuidados para cultivar e transformariam qualquer jardim em uma festa se tomada em seu conjunto. Em outros países, as flores silvestres são bastante valorizadas. As nossas, tadinhas, são apenas mato.



 

Mascote da liberdade



LEGENDA: Hoje, o governo anunciou que mudará seu símbolo nacional para uma CAMISINHA, pois reflete mais precisamente sua postura política. Uma camisinha leva em conta a inflação, pára a produção, destrói a próxima geração, protege um bando de idiotas e lhe dá um sentimento de segurança enquanto você está sendo literalmente fodido.

Pôxa, não poderia ser mais preciso que isso.

Alien. O oitavo passageiro.

E dizem ainda que é filme de terror.


Nós mulheres, realmente, somos muito mais observadoras


Onde ele pensa que vai?


Dizem que a curiosidade matou o gato...

Será?


Ou foi o mico?

Humor ótimo

Hoje meu humor está ótimo. Vou colocar algumas coisinhas divertidas no blog.
Vocês nunca se perguntaram por que, em algumas famílias, tem sempre um filho que não se parece em nada com os pais ou os outros irmãos?


FONTE: http://i.imgur.com/J3I5S.jpg





Por favor, se não souber nadar, use colete salva-vidas


FONTE: http://i.imgur.com/xKLib.jpg

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Up in the air de Jason Reitman






Assisti ao filme Up in the air (Amor sem escalas), Jason Reitman - que venceu o Globo de Ouro de melhor roteiro - uma boa indicação para o Oscar 2009, aguardem -, diretor de Obrigado por fumar e Juno. O título em português nada tem a ver com a história que assistimos na tela. Up in the air significa, mais ou menos,  suspenso no ar e isso descreveria muito bem o estilo de vida da personagem Ryan Bingham (George Clooney), que passa sua vida entre um aeroporto e outro, entre um hotel e outro, executando seu trabalho de demitir pessoas das empresas. Esclarecendo: ele é funcionário de uma empresa que é contratada para demitir funcionários de várias outras, ao longo de todos os Estados Unidos. Trabalho que executa de forma educada, limpa, indolor, impessal e sem emoções. Afinal aí reside toda a arte de seu ofício: dizer a pessoas que trabalham há 17, 20 anos em uma empresa, que já passam muitas vezes dos 50 anos, que não serão mais necessários mas, por outro lado, não devem encarar isso como o fim, e sim como uma oportunidade de recomeçar.

 
 Fonte: Movieweb

A vida de Ryan dá uma guinada quando Natalie (Anna Kendrick de Lua Nova) é contratada pela empresa para transformar todo o processo de trabalho dos "demissores", devido aos altos custos com passagens e hotéis. Ela pretende que a empresa passa agora a demitir pessoas através de teleconferência - mais tecnologia, mais impessoalidade. Ele quase entra em pânico com essa transformação, pois sabe que este trabalho tem que ser feito cara a cara,  mesmo que seja por um completo estranho. Além disso, dos 365 dias do ano, passa quase 300 viajando e não sabe muito bem o que fazer em casa. Fica feliz quando tem que novamente, fazer sua mala de forma tão metódica que chega a parecer obsessivo. Ele é desligado das pessoas e não tem amigos. É mais conhecido por funcionários de companhias aéreas, bares de aeroporto e de hotéis do que por sua família. Seu grande objetivo é acumular milhagens para tornar-se um cliente mais do que VIP. Ao completar 1 milhão em pontos de milhagem, ele ganha um cartão fidelidade com o qual nunca mais será necessário pagar pelas passagens.

 
 Fonte: Movieweb

Nessas viagens, em um dos inúmeros aeroportos em que passa o tempo, ele conhece Alex (Vera Farmiga de Os infiltrados, A órfã e o Menino do pijama listrado), com quem passa a ter um caso sempre que se encontram na mesma cidade. Ela também não quer laços, nem compromisso eestá satisfeita com sua vida de viajante e leva na brincadeira  as demonstrações de afetividade de Ryan. No entanto, na companhia de Alex, Ryan começa a questionar seu estilo de vida errante. Começa a pensar que se estabelecer não seria tão ruim assim.


Porém... para não estragar o prazer de quem ainda não assistiu o filme, não vou mais entrar em outros detalhes. Mas quero que confiem em mim, Amor sem escalas é um filme agradável de se assistir, tem momentos engraçadíssimos e ainda nos faz refletir sobre nossas vidas, nossos relacionamentos e onde estamos posicionados nesta sociedade líquida (para usar um termo de Zygmunt Bauman), que nos faz morar onde não temos raízes, mas onde temos emprego, não se ligando a ninguém de forma consistente e mais profunda. E principalmente, como é duro envelhecer em uma sociedade em que o valor do indivíduo é ter dinheiro ou utilidade. Se você não tem nenhum dos dois, sua vida poderá ter um amargo ocaso. Uma das coisas chocantes que Ryan diz a Natalie, quando ela diz chorando no aeroporto que o namorado deu o fora nela através de uma mensagem de texto no celular e que ela esperava envelhecer com ele. Pergunta como é que Ryan não tem medo de morrer e ninguém estar lá com ele. Ele responde: - Todos estamos sozinhos na vida e que todos morreremos sós. Triste para o que parecia uma comédia.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Nasa divulga imagem inédita de dunas em cratera de Marte


E  não conseguiram ver nem o Morro do Careca nem o Midway Mall.

Internet gossip

Hoje saiu no twitter, aliás só uma pessoa disse isso, que Johnny Depp tinha morrido em acidente de carro. Nenhum jornal noticiou, nada... na verdade, é impossível que alguém com esta aparência e engajado do jeito que ele é tenha morrido. Me recuso a acreditar.  :(



1, 2, 3... já

FONTE: http://jbonline.terra.com.br/editorias/sociedadeaberta/

Vamos lá torcedores, começou a corrida presidencial. Será que Lula corta mais faixas de inauguração do que Serra derruba os obstáculos do PAC? Vamos fazer um bolão...

I love dogs


Adoro animais de todos os tipos, mas de longe adoro os cães. São realmente as criaturas mais fiéis e sinceras que qualquer ser humano poderia encontrar. Gostam de servir e retribuem em dobro o carinho que recebem. Geralmente, nas tragédias, todos nos preocupamos com as pessoas é claro - elas sofrem e não merecem isso -, todos saúdam os bombeiros, a Cruz Vermelha, alguns heróis anônimos, mas alguém observa também que muitos sobreviventes devem a sua vida ao trabalho dos cães? Eles conseguem entrar onde os humanos não conseguem, seus sentidos são muito mais desenvolvidos para ouvir/sentir as pessoas debilitadas que se encontram ainda vivas debaixo de escombros. E uma coisa importante, só fazem isso por causa do amor que dedicam ao seu dono - bombeiro, soldado, voluntário etc. Ao vínculo que se forma entre ele e o ser humano.

É inegável que cachorrinhos de raça são lindos, mas justamente por serem de raça, apresentam problemas genéticos, às vezes graves, cujos donos nunca pensam antes de adotar. Os vira-latas porém são os mais resistentes, embora nem sempre garbosos, peludinhos e bonitinhos como os de raça. Mas seu espírito é tão fiel quanto qualquer ser desta espécie. Por isso, ame um vira-lata e entrem nas campanhas de adoção, ou se não quiserem ter um em casa, existem mil maneiras de ajudar. A adoção à distância é uma delas. Basta comprar produtos [camisetas, bonés...] de uma Ong. Se não quiser doar dinheiro pode contribuir também doando desde ração até material de construção e limpeza para os abrigos de sua cidade. Afinal, como já disse Antonio Magri, ex-ministro do trabalho do governo Collor de Melo, quando foi flagrado passeando com o animal de estimação no carro oficial: cachorro também é gente. E o que eu gostaria é que, como ele também disse uma outra vez, que nosso amor por eles fosse imexível.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Invictus (2009)

O nome do novo filme dirigido por Clint Eastwood, e protagonizado por Morgan Freeman como Mandela, se refere aos versos de um poema de William Ernest Henley, (poeta e escritor inglês, 1849 – 1903) transcrito abaixo:

Out of the night that covers me,
Black as the Pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds, and shall find me, unafraid.

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,

I am the master of my fate;
I am the captain of my soul.

Representam também as palavras que consolavam Nelson Mandela, nas horas mais difíceis dos 27 anos em que esteve preso. Foi pensando nelas, que ele se armou para preservar seu espírito de qualquer tipo de ódio que ele pudesse vir a ter por aqueles que o encarceraram.

Até quando?

Gostaria de saber até quando o governo brasileiro vai continuar conivente com a evidente ditadura que se instalou na Venezuela. Chavez, uma mistura antipática de bufão trapalhão e ditador de esquerda boquirroto, tem tomado atitudes que ameaçam qualquer saída democrática para a América Latina - sorte que ainda tem poucos seguidores -, adotando um ideário que há muito está obsoleto. Acho que nem os marxistas contemporâneos adotam mais tal discurso, nem tais atitudes inconsequentes. Esse mundo em que vive Chavez, ficou lá pelos meados do século passado.
Como resultado de suas idiosincrasias a Venezuela vive, neste momento, protesto de estudantes - devidamente dispersado pela polícia, com morte de adolescentes -, demissão de diretor do Banco da Venezuela, renúncia de vice-presidente e ministro da defesa (eram a mesma pessoa) e nomeação para vice do Ministro da Agricultura. Mesmo com essa bagunça declarada em seu próprio país, ela ainda de atreve a, de vez em quando, mostrar aos outros como deve ser uma "democracia" ou a saída para a pobreza de um país.

Aconselho a leitura do artigo de Alberto Dines, A importação indevida, no Observatório da Imprensa.

Internet Slang words - Internet Dictionary - InternetSlang.com

Encontrei esse dicionário de internetês, ou seja, todas aquelas siglas e abreviações que a gente nem sempre entende. Tem umas mais fáceis tipo LOL = laughing out loud, ou AKA = also known as. Mas tem umas coisas que são quase desconhecidas como AAP = always a pleasure, A3 = anywhere, anytime, anyplace, AISI = as I see it. Podem ser engraçadas com as que a gente usa quando está acabando de conhecer alguém ASL = age, sex, location e as meio misteriosas e para troca de segredos como 4YEO = for your eyes onlu.
Entrem no site: Internet Slang words - Internet Dictionary - InternetSlang.com e divirtam-se descobrindo novas formas de digitar mais rápido :L

Vida animal virtual

É impressionante o número de sites que defendem os animais na web. Isso me chamou a atenção a partir de uma campanha que correu o Orkut afora, e que já era uma reação a uma notícia publicada no jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS), sobre o assassinato bárbaro de uma cadelinha na cidade. E como diz a Cora Ronái em seu blog, "deixou os leitores gaúchos em estado de choque. Do jornal ela saltou para blogs, grupos de discussão e caixas postais". Eu mesma tomei conhecimento desta campanha através do Orkut. A descrição da comunidade criada com o nome Prendam os assassinos da Preta, relata o que aconteceu com a cadelinha:
"Preta era um cadela de rua que foi amarrada por jovens no pára-choque de um veículo e arrastada por mais de cinco quadras. Pedaços do animal e dos filhotes que nasceriam em um mês ficaram espalhados pelo asfalto.
Essa crueldade ocorreu em Pelotas-RS, em 09 de março de 2005.
Embora Preta tenha sido morta na madrugada de 9 de março, uma quarta-feira, a ocorrência foi registrada somente na madrugada do dia 06/04. Desde aquela noite, as pessoas que costumavam ajudar a cadela e freqüentar o bar onde ela foi amarrada ao pára-choque de um automóvel Ka estavam reunindo provas para fazer a queixa.
A polícia está ouvindo testemunhas, mas já tem três suspeitos. O Ministério Público aguarda a conclusão do inquérito para definir quais providências pode tomar em relação ao caso."

Livros

Um dos gêneros literários que gosto, quando bem escrito e quando a vida é bem vivida, é memória, biografia. É impressionante quantas vidas foram construídas com tanto significado, sacrifício, alegrias e tristezas. Uma boa sugestão é o livro Desilusões de um americano, de Siri Hustvedt.

A escritora é americana, porém, descendente direta de imigrantes noruegueses e está em seu quarto romance, no qual "cria uma história muito pessoal, em que ficção e realidade se misturam livremente, gerando na mente do leitor uma sensação da mais abrangente intimidade. Construindo a narrativa com enganadora simplicidade, Hustvedt desdobra com maestria os atos e pensamentos de seus personagens de maneira a iluminar os desvãos nem sempre amenos da mente humana."

MP3

Para quem é fã de música, foi lançado, acho que recentemente, pois só soube hoje rsrsrs do Google MP3 para busca de arquivos. O link é http://www.mp3.portalartesom.com/

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Novidade

O Library Thing, site de troca de sugestões de leitura, semelhante ao GoodReads, agora está em português. Cliquem no nome para verificar. É legal!

A surpreendente morte de Brittany Murphy

FONTE: http://www.abril.com.br/noticias/diversao/hospital-confirma-morte-brittany-murphy-521558.shtml

A atriz Brittany Murphy, 32 anos, que tinha uma carreira promissora em Hollywood, foi mais uma vítima do estilo de vida sem sentido e excessivo dos atores. Morreu de overdose às 8h do domingo passado em Beverly Hills. Ela havia trabalhado em bons filmes como “Garota, Interrompida” e “Sin City”, mas como todo ator também, resolveu fazer dinheiro em um filme como "As patricinhas de Beverly Hills".

De qualquer forma sempre lamento a morte de alguém jovem, que poderia dar um sentido à vida ao desenvolver um talento.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Memórias frutíferas

Se tem uma coisa que morro de saudade da minha infância, e que as crianças de hoje não têm mais quase o privilégio, é de ter vivido em um lugar que tinha muito lugar para correr, esconder-se e brincar todo tipo de brincadeira ao ar livre.

As bananeiras ainda existem, mas estão bem fraquinhas.

Fui criada em um bairro, que ainda estava em formação e havia muitos terrenos ainda sem muro, cercas e uma casa aqui outra acolá. Mas o que dava gosto mesmo eram as fruteiras. João Pessoa sempre foi uma cidade de muitas fruteiras. O desenvolvimento urbano só fez acabar com elas e, mesmo assim, em algumas ruas elas ainda servem de arborização.

No lugar de algumas fruteiras, temos um pé de pau brasil
que nessa época do ano fica florido e cheiroso.

Na casa onde eu morava, onde até hoje mora minha mãe, tínhamos todos os tipos de fruteiras: goiabeira, mangueira, pés de pinha, bananeiras, abacateiro, pitangueira, cajueiro, limoeiro, pé de sapoti, coqueiros, limoeiros e chegamos a ter até uma laranjeira - que em toda sua vida só deu uma laranja rsrsrs.

Ao longo dos anos as frutas mudaram, porque os pés ficavam velhos e tinham que ser arrancados, mas até hoje ainda podemos desfrutar - êta palavrinha apropriada rsrsrs - do que o nosso quintal nos fornece.

No lugar da goiabeira, temo araçá, que é da mesma família
só que bem pequena, dá em cachos e é meio azedinha.

Estamos também em plena safra de seriguela. Hmmm é muito bom comer à sombra do pé.



A pinha, ata ou fruta-do-conde era tanta que até
hoje eu não faço mais questão de comer, pois enjoei.



E finalmente, o pé de sapoti, que dá grande parte da sombra do nosso quintal hoje.

São essas e outras coisas que me fazem falta quando estou distante de casa. A tranquilidade, o espaço para meus cachorros vagarem livremente sem ter que vigiá-los todo o tempo.
E acho que Baby é meio budista, ela leva uma vida contemplativa rsrsrs.

Houve um tempo também que a família armava as redes debaixo da mangueira. Meu pai ouvia rádio de ondas curtas. Ainda me lembro da Deutche Welle, Rádio Voz da América e ainda Rádio Tirana, da Albânia, que transmitiam, todas em português, e ficávamos sabendo coisas de terras distantes. Bem, hoje tem a internet, mas tudo na memória tem um gostinho diferente...

Um consolo para os gordinhos

Pessoas "ligeiramente acima do peso" vivem mais que muito magros

da BBC


Pessoas ligeiramente acima do peso tenderiam a viver mais do que quem é obeso ou está abaixo do peso normal, segundo uma pesquisa publicada na revista científica "Journal of American Medical Association".
O estudo feito pelo Centro Americano de Controle de Doenças analisou dados de três pesquisas americanas sobre saúde e nutrição realizadas nos anos 70, 80 e 90.
Os pesquisadores utilizaram o índice de massa corpórea (IMC), que é o peso dividido pela altura ao quadrado. A faixa de IMC de pessoas normais vai de 18,5 a 25, sendo que um índice acima de 30 caracteriza obesidade.
Eles descobriram que pessoas com o IMC acima de 25, mas abaixo de 30, não teriam uma expectativa de vida menor.
Obesidade ruim
A maior expectativa de vida foi encontrada em pessoas com IMC de 25, na fronteira entre o peso ideal e estar acima do peso.
Outra descoberta do estudo foi que o risco de morte ligado à obesidade diminuiu ao longo das décadas.
Eles dizem que isso acontece porque as pessoas vêm adotando um estilo de vida mais saudável e contando com melhores recursos da medicina.
Especialistas, entretanto, afirmam que o estudo apenas levou em conta a expectativa de vida das pessoas e não doenças relacionadas com excesso de peso.
"Não existe a menor dúvida de que ser obeso é ruim para você", diz William Cochran, nutricionista do Sistema de Saúde Geisinger, na Pensilvânia, Estados Unidos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Chanana

Aos maliciosos de plantão, Chanana é o nome da flor Turnera ulmifolia, que por sinal enchia o quintal da minha casa de infância quando cheguei aqui em João Pessoa no fim de 2009. Não sei porque no Brasil não se valoriza as flores silvestres, elas não precisam de tantos cuidados para cultivar e transformariam qualquer jardim em uma festa se tomada em seu conjunto. Em outros países, as flores silvestres são bastante valorizadas. As nossas, tadinhas, são apenas mato.



 

Mascote da liberdade



LEGENDA: Hoje, o governo anunciou que mudará seu símbolo nacional para uma CAMISINHA, pois reflete mais precisamente sua postura política. Uma camisinha leva em conta a inflação, pára a produção, destrói a próxima geração, protege um bando de idiotas e lhe dá um sentimento de segurança enquanto você está sendo literalmente fodido.

Pôxa, não poderia ser mais preciso que isso.

Alien. O oitavo passageiro.

E dizem ainda que é filme de terror.


Nós mulheres, realmente, somos muito mais observadoras


Onde ele pensa que vai?


Dizem que a curiosidade matou o gato...

Será?


Ou foi o mico?

Humor ótimo

Hoje meu humor está ótimo. Vou colocar algumas coisinhas divertidas no blog.
Vocês nunca se perguntaram por que, em algumas famílias, tem sempre um filho que não se parece em nada com os pais ou os outros irmãos?


FONTE: http://i.imgur.com/J3I5S.jpg





Por favor, se não souber nadar, use colete salva-vidas


FONTE: http://i.imgur.com/xKLib.jpg

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Up in the air de Jason Reitman






Assisti ao filme Up in the air (Amor sem escalas), Jason Reitman - que venceu o Globo de Ouro de melhor roteiro - uma boa indicação para o Oscar 2009, aguardem -, diretor de Obrigado por fumar e Juno. O título em português nada tem a ver com a história que assistimos na tela. Up in the air significa, mais ou menos,  suspenso no ar e isso descreveria muito bem o estilo de vida da personagem Ryan Bingham (George Clooney), que passa sua vida entre um aeroporto e outro, entre um hotel e outro, executando seu trabalho de demitir pessoas das empresas. Esclarecendo: ele é funcionário de uma empresa que é contratada para demitir funcionários de várias outras, ao longo de todos os Estados Unidos. Trabalho que executa de forma educada, limpa, indolor, impessal e sem emoções. Afinal aí reside toda a arte de seu ofício: dizer a pessoas que trabalham há 17, 20 anos em uma empresa, que já passam muitas vezes dos 50 anos, que não serão mais necessários mas, por outro lado, não devem encarar isso como o fim, e sim como uma oportunidade de recomeçar.

 
 Fonte: Movieweb

A vida de Ryan dá uma guinada quando Natalie (Anna Kendrick de Lua Nova) é contratada pela empresa para transformar todo o processo de trabalho dos "demissores", devido aos altos custos com passagens e hotéis. Ela pretende que a empresa passa agora a demitir pessoas através de teleconferência - mais tecnologia, mais impessoalidade. Ele quase entra em pânico com essa transformação, pois sabe que este trabalho tem que ser feito cara a cara,  mesmo que seja por um completo estranho. Além disso, dos 365 dias do ano, passa quase 300 viajando e não sabe muito bem o que fazer em casa. Fica feliz quando tem que novamente, fazer sua mala de forma tão metódica que chega a parecer obsessivo. Ele é desligado das pessoas e não tem amigos. É mais conhecido por funcionários de companhias aéreas, bares de aeroporto e de hotéis do que por sua família. Seu grande objetivo é acumular milhagens para tornar-se um cliente mais do que VIP. Ao completar 1 milhão em pontos de milhagem, ele ganha um cartão fidelidade com o qual nunca mais será necessário pagar pelas passagens.

 
 Fonte: Movieweb

Nessas viagens, em um dos inúmeros aeroportos em que passa o tempo, ele conhece Alex (Vera Farmiga de Os infiltrados, A órfã e o Menino do pijama listrado), com quem passa a ter um caso sempre que se encontram na mesma cidade. Ela também não quer laços, nem compromisso eestá satisfeita com sua vida de viajante e leva na brincadeira  as demonstrações de afetividade de Ryan. No entanto, na companhia de Alex, Ryan começa a questionar seu estilo de vida errante. Começa a pensar que se estabelecer não seria tão ruim assim.


Porém... para não estragar o prazer de quem ainda não assistiu o filme, não vou mais entrar em outros detalhes. Mas quero que confiem em mim, Amor sem escalas é um filme agradável de se assistir, tem momentos engraçadíssimos e ainda nos faz refletir sobre nossas vidas, nossos relacionamentos e onde estamos posicionados nesta sociedade líquida (para usar um termo de Zygmunt Bauman), que nos faz morar onde não temos raízes, mas onde temos emprego, não se ligando a ninguém de forma consistente e mais profunda. E principalmente, como é duro envelhecer em uma sociedade em que o valor do indivíduo é ter dinheiro ou utilidade. Se você não tem nenhum dos dois, sua vida poderá ter um amargo ocaso. Uma das coisas chocantes que Ryan diz a Natalie, quando ela diz chorando no aeroporto que o namorado deu o fora nela através de uma mensagem de texto no celular e que ela esperava envelhecer com ele. Pergunta como é que Ryan não tem medo de morrer e ninguém estar lá com ele. Ele responde: - Todos estamos sozinhos na vida e que todos morreremos sós. Triste para o que parecia uma comédia.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Nasa divulga imagem inédita de dunas em cratera de Marte


E  não conseguiram ver nem o Morro do Careca nem o Midway Mall.

Internet gossip

Hoje saiu no twitter, aliás só uma pessoa disse isso, que Johnny Depp tinha morrido em acidente de carro. Nenhum jornal noticiou, nada... na verdade, é impossível que alguém com esta aparência e engajado do jeito que ele é tenha morrido. Me recuso a acreditar.  :(



1, 2, 3... já

FONTE: http://jbonline.terra.com.br/editorias/sociedadeaberta/

Vamos lá torcedores, começou a corrida presidencial. Será que Lula corta mais faixas de inauguração do que Serra derruba os obstáculos do PAC? Vamos fazer um bolão...

I love dogs


Adoro animais de todos os tipos, mas de longe adoro os cães. São realmente as criaturas mais fiéis e sinceras que qualquer ser humano poderia encontrar. Gostam de servir e retribuem em dobro o carinho que recebem. Geralmente, nas tragédias, todos nos preocupamos com as pessoas é claro - elas sofrem e não merecem isso -, todos saúdam os bombeiros, a Cruz Vermelha, alguns heróis anônimos, mas alguém observa também que muitos sobreviventes devem a sua vida ao trabalho dos cães? Eles conseguem entrar onde os humanos não conseguem, seus sentidos são muito mais desenvolvidos para ouvir/sentir as pessoas debilitadas que se encontram ainda vivas debaixo de escombros. E uma coisa importante, só fazem isso por causa do amor que dedicam ao seu dono - bombeiro, soldado, voluntário etc. Ao vínculo que se forma entre ele e o ser humano.

É inegável que cachorrinhos de raça são lindos, mas justamente por serem de raça, apresentam problemas genéticos, às vezes graves, cujos donos nunca pensam antes de adotar. Os vira-latas porém são os mais resistentes, embora nem sempre garbosos, peludinhos e bonitinhos como os de raça. Mas seu espírito é tão fiel quanto qualquer ser desta espécie. Por isso, ame um vira-lata e entrem nas campanhas de adoção, ou se não quiserem ter um em casa, existem mil maneiras de ajudar. A adoção à distância é uma delas. Basta comprar produtos [camisetas, bonés...] de uma Ong. Se não quiser doar dinheiro pode contribuir também doando desde ração até material de construção e limpeza para os abrigos de sua cidade. Afinal, como já disse Antonio Magri, ex-ministro do trabalho do governo Collor de Melo, quando foi flagrado passeando com o animal de estimação no carro oficial: cachorro também é gente. E o que eu gostaria é que, como ele também disse uma outra vez, que nosso amor por eles fosse imexível.